
Paula é destaque em evento nacional sobre mulheres na política
A prefeita Paula Mascarenhas participou, de forma online, nesta sexta-feira (29), da cerimônia de encerramento de turmas do Instituto Conecta, de São Paulo. A gestora foi convidada pela organização do evento para compor o grupo de palestrantes do painel “Mulheres na Política”, falando sobre a experiência à frente da Prefeitura de Pelotas.

Foto: Reprodução/Grupo Mulheres do Brasil
Paula contou sobre sua trajetória e destacou o significado de sua eleição para a história do município. “Sou professora universitária, iniciei na política ainda nos bastidores junto ao Bernardo de Souza, que foi prefeito. Fui a primeira mulher coordenadora de bancada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Posteriormente fui chefe de gabinete, e entrei como vice-prefeita em 2012, ao lado do ex-governador Eduardo Leite. Então, em 2016, fui eleita no primeiro turno como a primeira mulher prefeita de Pelotas, depois de 204 anos de história na cidade. Agora reeleita em 2020, demos continuidade ao trabalho que já vinha sendo feito”, afirmou.
A chefe do Executivo pelotense apontou ainda sobre a necessidade da inserção feminina em espaços públicos. “As mulheres precisam de mais protagonismo na política. Nós precisamos trazer a diversidade para dentro da administração pública. Quando assumimos um cargo, além de fazermos um bom trabalho e entregar o que a sociedade espera de nós, desenvolvemos um papel de exemplo e incentivo, o que mostra para outras mulheres que sim, é possível”, completou a gestora.
Presente em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal, a iniciativa do Instituto Conecta desenvolve um trabalho de impulso para mulheres em cargos de liderança e posições políticas. Um dos principais ideias da entidade é promover a igualdade de gênero a partir da inserção de mulheres nos espaços de decisão pública.
Também participaram do evento a presidente do Grupo Mulheres do Brasil, Luiza Helena Trajano, a ex-senadora Ana Amélia Lemos, a prefeita do município de Janiru (SP), Débora Prado (PSD), a deputada estadual (SP) Marina Helou (Rede), e a fundadora do instituto Conecta, Luana Tavares.