Situação de Pelotas foi exposta pela prefeita no encontro promovido pela Associação Nacional de Transportes Públicos

Paula participa de debate sobre mobilidade urbana promovido pela ANTP

Situação de Pelotas foi exposta pela prefeita no encontro promovido pela Associação Nacional de Transportes Públicos
Por Marina Amaral 14-04-2021 | 17:21:27
Tags: mobilidade urbana , transporte público , ANTP , pandemia , coronavírus

Na manhã desta quarta-feira (14), a prefeita Paula Mascarenhas participou do ANTP Café, uma reunião virtual promovida pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), para debater as melhorias na mobilidade urbana, em tempos de pandemia do coronavírus, e possíveis soluções para os problemas que estão surgindo em 2021. O prefeito de Petrolina (PE), Miguel de Souza de Leão Coelho, também esteve presente na conversa mediada pelo jornalista Alexandre Pelegi.

Paula reiterou a relevância de debater o assunto no atual contexto vivido. A pandemia afetou todas as áreas, como saúde, educação, segurança e, também, as maneiras de se transportar. “Antes da pandemia, a gente transportava 100 mil passageiros em Pelotas. Hoje, são cerca de 38 mil. Caiu mais de 60% o número de usuários”, justificou.

A prefeita Paula Mascarenhas expôs a situação do transporte coletivo em Pelotas - Foto: Gustavo Vara

De acordo com a prefeita, a solução mais completa é encontrada em âmbito nacional e depende de recursos e financiamento. Ela citou as licitações realizadas em Pelotas no transporte coletivo urbano e rural. Tais iniciativas modernizaram a frota de veículos, inseriram GPS, implementaram a tarifa integrada e incentivaram, no caso do urbano, a criação do aplicativo que possibilita aos usuários saberem a localização dos ônibus. Tudo foi realizado mantendo o valor da tarifa, que, inclusive, é uma das mais baixas do Estado. 

“Buscamos, em Pelotas, um caminho que permita a convivência dos trabalhadores e usuários de aplicativo, táxis e transporte coletivo”, explicou Paula, também defendendo a importância desse último, que precisa ser preservado e tornado mais confortável e atrativo à população. O foco nos cidadãos também foi destacado.

“É preciso promover uma integração entre as pessoas e o espaço urbano, e criar uma infraestrutura que torne a mobilidade mais segura. Temos feito isso, aqui, em Pelotas - melhorado a infraestrutura, a pavimentação e o espaço público”, afirmou a gestora municipal. 

No final da conversa, Paula expressou sua expectativa que a mobilidade urbana se torne um tema que possa gerar um grande debate nacional a partir da união de gestores. “Temos que ter persistência, acreditar nos projetos e ver o que é fundamental. O tema da mobilidade urbana é central e prioritário para as cidades”, finalizou.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Notícias Relacionadas

Conab entrega 13,8 toneladas de alimentos a famílias de Pelotas

Conab entrega 13,8 toneladas de alimentos a famílias de Pelotas

Prefeito participa da assinatura de acordo da UFPel com o Museu do Hip-hop

Prefeito participa da assinatura de acordo da UFPel com o Museu do Hip-hop

Prefeitura mobiliza equipes e alinha ações de emergência

Prefeitura mobiliza equipes e alinha ações de emergência