ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Paula participa de imersão do Urban95 em Londres

Curso é organizado pela Fundação Bernard van Leer e pela Escola de Economia e Ciência Política de Londres, sem custos aos cofres do Município. Pelotas foi uma das 11 cidades selecionadas, entre 50 ao redor do mundo, com um projeto piloto criado

Por Marina Amaral 05-10-2023 | 20:17:26

A prefeita Paula Mascarenhas embarca nesta quinta-feira (5), junto da coordenadora executiva do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, e da secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Carmem Roig, para a semana de residência da Urban95 Academy em Londres, uma atividade organizada pela Fundação Bernard van Leer e pela Escola de Economia e Ciência Política de Londres (LSE). Pelotas foi uma das 11 cidades selecionadas, entre 50 ao redor do mundo, com um projeto piloto criado pela Prefeitura sobre primeira infância a ser desenvolvido na cidade, e que será aprimorado durante o treinamento. O evento se estende até o dia 13 de outubro e terá todas as despesas pagas pela Fundação, sem custo aos cofres do Município. 

Pelotas é a única cidade brasileira a participar do encontro, que reunirá representantes de Antígua, Bogotá, Joanesburgo, Lahore, Milão, Mosman Park, Mascate, Tonacatepeque, Zomba e do Estado de Alagoas. A etapa presencial ocorre após o curso de educação executiva que durou sete semanas com intuito de aprimorar a estratégia, comunicação de campanhas e elaboração de plano de implementação com apoio dos principais técnicos parceiros, por meio de visitas e passeio com especialistas da Urban95.

“Fomos selecionados para fortalecer e nos apropriarmos cada vez mais dos conceitos do Urban95, da cidade das crianças e de desenvolvimento urbano focado na primeira infância. Essa é uma prioridade que já está estabelecida no município, então a expectativa para esse encontro é muito boa. São várias cidades do mundo que vão estar reunidas em um curso de alta qualidade e a ideia é poder trazer esse conhecimento para Pelotas para que possamos avançar nessa pauta”, destacou a prefeita.

Outro ponto ressaltado pela gestora é a importância de Carmem e Aline, arquiteta e psicóloga da rede municipal, respectivamente, participarem da qualificação. Ao fortalecer servidoras públicas de carreira da rede municipal que permanecerão na rede, o conhecimento adquirido será compartilhado com outras pessoas e a pauta da primeira infância será tratada como política de estado, além de governo, de modo a gerar frutos positivos para a cidade.

Iniciativas como o microparque colocam Pelotas como destaque no desenvolvimento de políticas públicas para a primeira infância. Fotos: Arquivo/Michel Corvello

A viagem também será uma oportunidade para a gestora municipal e as secretárias visitarem o Luta pela Paz (Fight for Peace), projeto parceiro do Município desde o Simposio Peace in Our Cities: innovaciones en la reducción de la violência urbana na Colômbia, que tem sede em Londres. O Pacto Pelotas pela Paz e as estratégicas Esporte pela Paz, especialmente Quem Luta Não Briga e Vida Ativa, serão apresentados aos colegas da iniciativa.

Devido à agenda fora do país, a prefeita transmitiu o cargo ao vice-prefeito Idemar Barz no final da tarde desta quinta-feira.

O projeto selecionado pela Fundação

Para participar do encontro presencial do Urban95 Academy, a Prefeitura de Pelotas enviou um projeto que trata sobre a criação do primeiro plano de bairro com foco na primeira infância e com a participação da comunidade, na Vila Farroupilha. “Fomos selecionados entre 50 cidades por conta desse projeto e aprimorá-lo durante o curso será excelente para entregarmos a melhor proposta possível à comunidade. A participação de Pelotas nas redes internacionais tem impulsionado a qualificar e articular meios com foco nos melhores resultados”, explicou Aline Crochemore. 

A primeira fase, de intervenção piloto, será a criação de uma estrutura de governança local na Vila Farroupilha, com comitês com membros da comunidade, especialmente das crianças, dos cuidadores e dos adolescentes. O Poder Público estará presente nesta fase, assim como na segunda, que versa sobre um plano de bairro com foco na primeira infância, com objetivo de criar um ambiente no qual a comunidade possa expressar seus sonhos e aspirações para o bairro. 

Todo o desenvolvimento do projeto será vinculado às metas e indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e vai levar em consideração a inclusão social, a intersetorialidade e a sustentabilidade. 

Programação visa qualificar iniciativas para a primeira infância

No dia 9 de outubro ocorrerá a excursão ao sul de Islington, considerado um bairro em mudança devido às intervenções no espaço público para melhorar a vida dos residentes de todas as idades numa parte desfavorecida do interior de Londres. Os esquemas incluem espaços de lazer melhorados, novas praças públicas, parques, ciclovias, áreas de jogos de bola de uso compartilhado e calçadas para carrinhos de bebê, dentre outras. A caminhada será com Tim Gil, pesquisador, e Liz Kessler, escritora.

Já no dia 11, com o professor da LSE, Savvas Verdis, será ministrada uma aula para auxiliar os gestores a construir as ações e campanhas para cidades amigas das crianças. Uma sessão de treinamento de mídia vai ser realizada no dia 12, com a ex-jornalista da BBC News Rachael Harvey, a fim de fornecer aos participantes uma visão geral informativa de como difundir as mensagens principais com o público mais amplo.

Por fim, no dia 13, o passeio pela Estação Ferroviária de Kings Cross com a arquiteta Dinah Bornat vai explorar a área que passou por uma remodelação com objetivo de reduzir a criminalidade, integrar conjuntos habitacionais e melhorar os espaços públicos. Paula e os demais integrantes realizarão avaliações com auxílio de ferramentas de mapeamento, além de efetuar paradas para observação de parques infantis, conjuntos habitacionais e espaços públicos. 

Com intuito de ajudar os participantes da Urban95 Academy a alcançar os objetivos dos projetos desenvolvidos durante o curso quando estiverem de volta à cidade, o workshop de Assistência Técnica será desenvolvido, com apoio de consultorias internacionais, para garantir que todo o conhecimento adquirido no período, voltado às iniciativas para a primeira infância, seja levado em consideração na prática.

Tags

Urban95, primeira infância, Londres, imersão, Pelotas

Carregando 0%
Carregando 0%