
Paula participa de oficina do Plano Municipal para Primeira Infância
A prefeita Paula Mascarenhas participou, nesta quinta-feira (3), no Paço Municipal, da abertura da reunião para construção do planejamento estratégico do Plano Municipal para Primeira Infância (PMPI), que visa desenvolver e fortalecer ações voltadas ao público infantil em Pelotas, a fim de proporcionar um lugar melhor para as crianças. Representantes das secretarias municipais que integram o Comitê Intersetorial estiveram presentes na oficina, articulada pelo Instituto da Infância (IFAN) e pela Fundação Pacto, os quais prestam apoio e consultoria ao projeto.
A construção do PMPI é retomada de forma presencial neste ano após a elaboração do diagnóstico da primeira infância na cidade, que ocorreu no segundo semestre de 2021. A importância de se criar um plano municipal próximo de todos, com diversidade, foi ressaltada por Paula, que também falou sobre a experiência adquirida dentro dos programas de Prevenção do Pacto Pelotas pela Paz no que tange ao cuidado com as crianças.
“É dever do Município cuidar das pessoas como um todo, mas se tivermos que elencar uma prioridade, deve ser o público infantil. Precisamos proteger as crianças, estimulá-las e criar condições para que elas se desenvolvam, a fim de construir adultos mais capazes de realização e contribuição para a cidade. Agradecemos a parceria com IFAN e Fundação Pacto e estamos muito entusiasmados com esse trabalho”, frisou a prefeita.
Fotos: Rodrigo Chagas
As atividades se estendem até esta sexta-feira (4). Neste primeiro dia de construção coletiva, foi retomado o diagnóstico da primeira infância e discutidos os princípios e eixos estratégicos, bem como as estratégias a serem adotadas para atender a faixa etária de zero a seis anos. O Plano Municipal para Primeira Infância deve ser concluído e aprovado ainda no primeiro semestre de 2022.