
Paula prestigia abertura do Congresso Brasileiro de Fruticultura
A prefeita Paula Mascarenhas prestigiou, na noite de terça-feira (8), a abertura do 28º Congresso Brasileiro de Fruticultura e o 5º Encontro Nacional de Olivicultura, que ocorrem até sexta-feira (10) no Centro de Eventos Fenadoce. Os eventos são organizados pela Embrapa Clima Temperado, pelas universidades federais de Pelotas (UFPel), do Pampa (Unipampa), de Santa Maria (UFSM) e do Rio Grande do Sul (UFRGS), e pelo IFSul, e tem como um de seus objetivos valorizar o histórico da cidade na produção de pêssego e de outras frutas, como uva e oliva.
Essa edição marca o retorno do congresso a Pelotas, pois em 1979 a cidade sediou o evento, considerado o principal no ramo do país. Realizado pela Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF), o encontro deste ano vai reunir mais de mil pessoas nos pavilhões do Centro de Eventos, entre estudantes, técnicos, produtores, pesquisadores, empresários e representantes da indústria do setor. Durante sua fala na abertura, Paula salientou a relevância da realização das atividades e o quanto isso mexe com a economia e a autoestima do município.
“Temos muito orgulho de ser uma cidade frutífera, com uma produção diversificada, que faz tão bem para a nossa saúde e para o nosso município como um todo. Eventos como esse servem para juntar os elos de uma cadeia produtiva tão importante, com pesquisadores, produtores e a iniciativa privada, que têm visões tão diferentes e complementares. Daí, saem as soluções sustentáveis e inovadores que queremos”, avaliou a gestora.
Eventos acontecem até sexta-feira (10) no Centro de Eventos - Fotos: Gustavo Vara
Os eventos contam com a participação de instituições de ensino e pesquisa de várias partes do Estado e do país, inclusive de países como Uruguai, México e Estados Unidos, e programação é realizada em quatro auditórios simultâneos, com produções científicas de estudantes expostas nos corredores do espaço. O Congresso, que é realizado a cada dois anos, tem como presidente em Pelotas o professor da UFPel, Vagner Brasil Costa.
O presidente da SBF, Henrique Petry, enfatizou a importância do retorno do encontro em Pelotas, de onde saíram tantos profissionais formados pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem) e pelo programa de pós-graduação. Durante a cerimônia, a Faem foi homenageada pelos 140 anos que a instituição completa em 2023. O diretor, Dirceu Agostinetto, recebeu a honraria.
A pesquisadora da Embrapa Clima Temperado, Maria do Carmo Raseira, considerada uma das líderes da fruticultura nacional, também foi homenageada, bem como o professor da UFPel na área de fruticultura, José Carlos Fachinello, in memoriam. Seu filho, André Fachinello, recebeu a homenagem.

Os homenageados - Foto: Gustavo Vara
Também participaram do ato o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, a secretária de Educação e Desporto, Adriane Silveira, o deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB), e a vice-reitora da UFPel, Ursula Rosa da Silva.