ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Paula prestigia formatura de pais e facilitadores do ACT

Quarenta e três pais receberam os certificados de conclusão do programa de fortalecimento de vínculos familiares, junto de 26 servidores municipais. Essa foi a terceira turma de facilitadores da metodologia

Por Marina Amaral 24-08-2022 | 16:01:50

A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou, nesta quarta-feira (24), a formatura de pais e da terceira turma de facilitadores no programa ACT - Criando Crianças em Ambientes Seguros, política pública do Município que integra o Pacto Pelotas pela Paz. A cerimônia, no Salão Nobre do Paço Municipal, foi marcada pela entrega de certificados aos 43 familiares e 26 servidores das secretarias de Educação e Desporto e de Assistência Social, que finalizaram os encontros com os ensinamentos da metodologia socioemocional.

“É uma causa tão nobre e bonita, de estreitar o relacionamento entre pais e filhos. Não existe nada mais fundamental e salutar do que isso, criar crianças mais seguras, protegidas, amadas, ouvidas, olhadas, compreendidas e estimuladas. O ACT vem para auxiliar a desenvolver nas pessoas a comunicação não violenta, resolver problemas de uma forma mais serena, com ternura, amor ao próximo, empatia e compaixão”, destacou Paula.
Cerimônia aconteceu no Paço Municipal - Fotos: Gustavo Vara

Os pais, em grande parte acompanhados por seus filhos, receberam os certificados de conclusão do programa pelas mãos da gestora municipal, da coordenadora do programa, Alicéia Ceciliano, e do psicólogo do ACT, Pablo Zaffaroni. Eles são das Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emeis) Zola Amaro, Érico Veríssimo, Darcy Ribeiro, Lobo da Costa, Jacema Rodrigues Prestes, João Guimarães Rosa e Vinícius de Moraes, além da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Brum de Azevedo e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Cruzeiro 1.

Uma das mães que participou do ACT, na Emei João Guimarães Rosa, Cláudia Buss, afirmou que não foi fácil a caminhada até a conclusão da capacitação, mas que o aprendizado com o programa valeu a pena, principalmente em relação a não precisar de violência para criar seus três filhos. “Tudo que as crianças precisam é carinho, amor, afeto e, principalmente, respeito. Precisamos ser exemplo de respeito, se quisermos receber isso de volta. Só tenho a agradecer ao ACT”, frisou.

Participaram do evento os vereadores Paulo Coitinho (Cidadania) e Reinaldo Elias - Belezinha (PSD), os secretários de Educação e Desporto, Adriane Silveira, e de Assistência Social, Tiago Bündchen, a coordenadora executiva do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, e o assessor de Projeto Especiais, Luiz van der Laan. A idealizadora do ACT, psicóloga Júlia Maria da Silva, se fez presente por meio de uma mensagem de vídeo enviada.

pacto pelotas pela paz, act, formatura, certificados, pais, facilitadores