Representantes do Capa Pelotas apresentam avanços da produção, processamento e consumo de produtos agroecológicos na região

Paula recebe nova diretoria de entidade da agroecologia

Representantes do Capa Pelotas apresentam avanços da produção, processamento e consumo de produtos agroecológicos na região
Por Micael Carvalho 08-08-2022 | 15:21:58
Tags: Capa Pelotas , Agroecologia , Produção Orgânica , Agricultura Familiar , Desenvolvimento Rural

A prefeita Paula Mascarenhas recebeu, nesta segunda-feira (8), representantes do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa) de Pelotas, que compõem a nova direção da entidade. Os gestores apresentaram os acompanhamentos realizados pelo Núcleo Pelotas, junto à agricultura familiar do Município, com foco na agroecologia e na produção orgânica.

Paula falou sobre a importância de valorizar os pequenos produtores, que compõem a estrutura rural de Pelotas, e destacou o objetivo de fortalecer a produção agroecológica por meio de políticas públicas.

“Nós sabemos que a agroecologia é um diferencial a favor do produtor, sendo, inclusive, importante para a economia, para o meio ambiente e para a saúde das pessoas. Estamos com toda disposição para somar no tema, é uma obrigação do Poder Público apoiar a agricultura familiar e, dentro dela, especialmente, essa corrente da agroecologia”, destacou a chefe do Executivo.

Foto: Gustavo Vara

Atualmente, o Capa Pelotas acompanha o desenvolvimento da atividade de cerca de 400 famílias agricultoras, desde o processo de produção até a certificação orgânica dos alimentos. O coordenador geral da entidade, Roni Carlos Bonow, expôs a intenção de estabelecer parcerias com o Município visando à promoção da agroecologia. “Nós temos um trabalho bastante intenso aqui em Pelotas. Queremos buscar, de forma coletiva, a construção de políticas para a agroecologia na cidade”, afirmou.

Uma nova reunião de trabalho deve ser realizada para analisar as possibilidades de avançar na temática junto à instituição. O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, junto ao secretário de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, acompanhou a reunião.

Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia

Em atividade desde 1978, o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia atua auxiliando famílias agricultoras na promoção da qualidade de vida, autonomia, protagonismo e justiça social. O Núcleo Pelotas realiza trabalho em grande parte da zona sul do Rio Grande do Sul, atendendo diretamente 19 municípios.

A instituição tem sido parceira no desenvolvimento de diversos programas públicos voltados à agricultura familiar, como os de Aquisição de Alimentos (PPA), e os nacionais de Alimentação Escolar (PNAE) e de Diversificação em Áreas Cultivadas com Tabaco.

Notícias Relacionadas

SDR promove políticas voltadas ao produtor

SDR promove políticas voltadas ao produtor

Reunião debate projetos para a comunidade quilombola

Reunião debate projetos para a comunidade quilombola

Prefeitura publicará decreto de emergência para a zona rural semana que vem

Prefeitura publicará decreto de emergência para a zona rural semana que vem