
Paula ressalta importância de evento do TCE para a gestão pública
A cidade de Pelotas sediou nesta quinta-feira (14), a 14ª edição do Encontro Regional de Controle e Orientação (Ercos), realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Durante a abertura do evento, no auditório do Sicredi, a prefeita Paula Mascarenhas destacou a participação de aproximadamente 60 servidores públicos do Município e a relevância do espaço para a capacitação e aprimoramento dos agentes públicos. O encontro contou com 12 painéis de diferentes temas, como a Lei Geral de Proteção de Dados e o detalhamento da nova Lei de Licitações e Contratos - um dos mais procurados pelos participantes.
Encontro do TCE lotou auditório do Sicredi. Fotos: Gustavo Vara.
Essa nova legislação também foi alvo da observação da chefe do Executivo, durante a sua fala. "Um dos problemas que nós enfrentamos atualmente é a inflação em dois dígitos, que a Lei das Licitações não previa, e a gente está tendo que lidar com uma Lei feita para um país sem inflação. Isso cria graves problemas que emperram o andamento dos processos", disse Paula, também evidenciando a transformação e mudanças, nos últimos anos, na relação entre os gestores públicos e o papel do Tribunal.
"Hoje temos nos socorrido no Tribunal de Contas, queremos acertar e vemos nele muito mais uma segurança do que como uma ameaça, e isso é extremamente positivo, não para os prefeitos e prefeitas, mas para o interesse público, para que as políticas desenvolvidas tenham resultado efetivo" apontou a gestora pelotense.
Paula ainda compartilhou a preocupação com o futuro próximo das gestões municipais em decorrência das recentes decisões tomadas em Brasília que, segundo ela, vão ter grandes impactos nas administrações públicas. "Decisões que afrontam o teto de gastos, a Lei de Responsabilidade Fiscal, e a Lei Eleitoral. O resultado dessa situação provocada pela chamada PEC dos Benefícios aparecerá logo ali, pois os reflexos vão recair sobre a população, via prefeituras, diante dos tantos cortes de receitas e da criação de novas despesas", alertou Paula.
Encontro para orientação da gestão pública
O Ercos não era realizado desde 2017 em Pelotas. Para o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Alexandre Postal, os encontros regionais representam a aproximação do órgão das prefeituras e câmaras municipais para o aprimoramento das gestões públicas. "É uma oportunidade de podermos trazer os esclarecimentos necessários neste momento em que a inteligência artificial, os meios de comunicação e a internet avançaram muito, e também mostrarmos o que estamos fazendo e poder aprimorar a fiscalização dos gestores para a boa aplicação do recurso público", avaliou Postal.
Dentro desta edição do evento, Pelotas recebeu o sexto encontro, que este ano já passou por Santa Cruz, Caxias, Erechim, Santo Ângelo e Frederico Westphalen. As próximas cidades a receberem as capacitações são Passo Fundo, Santa Maria e Santana do Livramento. Ao longo do dia, cerca de 400 pessoas, agentes públicos dos 28 municípios que integram a regional Pelotas do TCE, participaram de discussões em 12 painéis formados pelas seguintes temáticas:
Nova Lei de Licitações e Contratos;
Conhecendo o novo Parecer Prévio do Poder Executivo Municipal;
Lei Geral de Proteção de Dados;
Planejamento e Gestão Municipal em Educação – perspectivas de atuação do TCE/RS;
Planejamento e Fiscalização de Obras Públicas;
Auditoria Concomitante de Concursos Públicos: Sistema SIAPESweb e Boas Práticas na realização de concursos;
Fiscalização de Concessões e Parcerias Público Privadas;
Alterações no Cálculo de Despes com Pessoa e Índices Constitucionais MDE e ASPS;
Comunicações Eletrônicas Extraprocessuais/ Processuais, Cadastro e Autenticação;
Planejamento e Gestão Municipal em Saúde- perspectivas de atuação do TCE/RS;
Boas Práticas de Pesquisa de Preço de Mercado;
Saneamento Municipal e Sustentabilidade.
Notícias Relacionadas

Prefeitura garante cestas básicas e adia pagamento da água a pescadores

Prefeito Fernando Marroni participa da Assembleia Geral de Prefeitos na Expointer 2025

Chegada do Fogo Simbólico marca abertura da Semana da Pátria 2025
Prefeito assina contratos para construção de ETEs