Espaço cultural recebe a mostra "Paisagens de Pelotas: a cidade vista na arte" e leva ao público imagens da cidade de acervos da Prefeitura e do Malg

Paula visita exposição na Sala Inah D'Ávila Costa na Secult

Espaço cultural recebe a mostra "Paisagens de Pelotas: a cidade vista na arte" e leva ao público imagens da cidade de acervos da Prefeitura e do Malg
Por César Soares 13-07-2022 | 12:51:47
Tags: exposição , aniversário , pelotas , 210 anos , malg

A prefeita Paula Mascarenhas participou nessa terça-feira (12), da abertura da nova mostra instalada na Secretaria Municipal de Cultura (Secult), na Sala Inah D'Ávila Costa, como parte da programação dos 210 anos de Pelotas. Até o dia 15 de agosto, o público pode apreciar a exposição Paisagens de Pelotas: a cidade vista na arte”, com obras do acervo da Prefeitura e do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Malg).

Fotos: Michel Corvello

Durante a vernissage, a gestora destacou que a exposição é uma oportunidade de dar visibilidade a obras que ilustram Pelotas. "São obras muito bonitas e de alta qualidade, muitas do Paço Municipal, que às vezes não são vistas e que fazem parte do patrimônio público, e nesse mês do aniversário da cidade achamos importante tirá-las das salas de trabalho para que os cidadãos conheçam o que é seu, porque se é da Prefeitura é da população, um patrimônio com grandes artistas que retrataram a cidade, fazendo essa homenagem", avaliou Paula.

De acordo com o curador e diretor do Malg, Lauer Nunes dos Santos, a exposição é também resultado de um projeto do laboratório de curadoria do Museu e busca mostrar as leituras e interpretações de Pelotas, a partir das relações de vários artistas com a cidade. "Propomos a reflexão sobre como percebemos a cidade, as imagens que representam a cidade e algumas delas estão guardadas em diferentes lugares, como na Prefeitura e no Malg, e era hora de levá-las ao público, e perguntar que imagem as pessoas têm de Pelotas", detalhou Santos, que divide a curadoria Renan Espírito Santo.

Também acompanharam a abertura, os secretários de Cultura, Paulo Pedrozo; e de Educação e Desporto, Adriane Silveira; o diretor do Theatro Sete Abril, Giorgio Ronna; e a diretora executiva da Smed, Clotilde Victoria.

Sobre a mostra

A exposição reúne 11 telas com imagens de lugares e prédios simbólicos de Pelotas sob a ótica de artistas pelotenses e de fora, representando momentos e relações com a cidade de diferentes estilos e períodos. A proposta é também gerar uma provocação para despertar, na mente do público e de artistas, as lembranças de outras inúmeras representações do município que não estão presentes fisicamente, mas que também contribuem para construção do imaginário criado.

Visitação

A exposição Paisagens de Pelotas pode ser visitada, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Sala Inah D'Ávila Costa, no Casarão Dois da Praça Coronel Pedro Osório.

Ficha técnica da exposição

Exposição: Paisagens de Pelotas: A Cidade Vista na Arte

Curadoria e Expografia: Lauer Alves Nunes dos Santos e Renan Espirito Santo

Produção Executiva: Bruno M. Viana

Design: Renan Espirito Santo

Conservação Preventiva: Marcelo Hansen Madail

Montagem: João Rodrigues e Marcelo Hansen Madail

Apoio Criativo: Henrique Pires

Apoio: Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Malg) e Sociedade de Amigos do Malg (Samalg)

Notícias Relacionadas

Pelotas terá núcleo de práticas esportivas para jovens com autismo

Pelotas terá núcleo de práticas esportivas para jovens com autismo

Marroni decreta situação de emergência em Pelotas

Marroni decreta situação de emergência em Pelotas

Comissão de Regularização Fundiária Urbana é empossada

Comissão de Regularização Fundiária Urbana é empossada

Marroni confirma apoio ao Caminhos da Serra dos Tapes

Marroni confirma apoio ao Caminhos da Serra dos Tapes