ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Pelotas celebra formação de mais 40 jovens pelo programa Start

Mais de 600 jovens já foram capacitados através do programa municipal de estímulo ao empreendedorismo e qualificação profissional

Por João Pedro Macedo 02-04-2024 | 13:57:26

A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou a formatura de mais 40 jovens do Programa Start, na noite de segunda-feira (1º), no auditório do Sicredi. A cerimônia marcou o encerramento das atividades do Start neste ano, um pilar fundamental do eixo prevenção social do Pacto Pelotas pela Paz, dedicado a qualificar jovens para o mercado de trabalho e a fomentar suas habilidades empreendedoras, criatividade e de liderança.

40 jovens foram capacitados no último Start de 2024. Fotos: Gustavo Vara

Durante a cerimônia, a prefeita enfatizou a importância da educação na redução da violência e recordou da primeira formatura do Start em 2018 no Salão Nobre da Prefeitura.

“O Start surgiu como uma ferramenta de auxílio aos jovens, para prepará-los ao mercado de trabalho, ensinando como fazer um currículo, como se apresentar, conversar, e como agir em um momento desafiador. Lembro que a primeira formatura foi no Salão Nobre da Prefeitura, onde cabem 80 pessoas, hoje eu resolvi contar e aqui tem mais de 200 participantes. Naquela primeira oportunidade, eu já tinha percebido que este programa era diferente, pois conversei com uma mãe que veio me abraçar e estava chorando muito na formatura, e ela me contou o motivo da sua emoção. Moradora do Barro Duro, ela relatou que seu filho sempre foi visto como um aluno problema na escola. No entanto, após observar uma transformação no comportamento dele em casa e vê-lo ser reconhecido por seus próprios méritos, ela começou a enxergar um futuro promissor para o filho”, relembrou a gestora.

Desde sua criação, o Start soma a participação de aproximadamente 900 jovens, 600 aprovados e dez mil oportunidades geradas. Conforme o coordenador do Start, Pablo Salomão, os sete anos de programa trouxeram um retorno de extrema relevância ao município. “O nosso jovem ainda não é preparado para o mercado de trabalho, e com o Start tiramos ele dessa zona de conforto, mostrando que apesar de difícil, é possível alcançar suas ambições. O Start busca encontrar novas lideranças para o município, evidenciando a importância de investir nos jovens em prol de um futuro positivo para a cidade”, destacou Salomão.

A história de Matheus de Castro, um dos formandos, de 16 anos, ilustra a transformação positiva proporcionada pelo Start. “Antes de entrar no Start eu era uma pessoa tímida, não sabia falar direito e tinha dificuldade de me expressar. Agora eu tenho confiança e me sinto outra pessoa, é incrível a diferença que o Start fez na minha vida e me sinto grato por isso”. Como trabalho de conclusão do programa, o grupo do formando apresentou como iniciativa de impacto social uma plataforma de agendamento de atividades físicas para promoção de bem-estar e preservação da saúde mental.

Ao fim da cerimônia, todos os formandos apresentaram suas iniciativas de impacto social aos espectadores presentes no auditório.

A formatura contou com a presença de vereadores como Paulo Coitinho (Cidadania), Cesar Brisolara (PSB) e Michel Promove (PP), além do diretor da Faculdade e Escola Senac Pelotas, Tiago Radmann.

Prefeita Paula, Programa Start, Pacto Pelotas pela Paz