
Pelotas conta com sistema de ponta para a Regularização Fundiária
A Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária (SHRF) adquiriu um novo equipamento de georreferenciamento, para agilizar o cumprimento das exigências dos registradores para as regularizações feitas pela Prefeitura, na cidade e na zona rural – local que ainda não é atendido pelo processo no Município.
Fotos: Michel Corvello
O equipamento faz a medição e identifica a localização precisa dos lotes, o que, até agora, era feito manualmente com trenas. Na zona rural, não era possível realizar esse tipo de ação, devido à inviabilidade de georreferenciar a área, ou seja, identificar a localização exata, sua forma e dimensões.
Para a utilização do sistema, foram capacitadas seis pessoas da equipe. A forma de uso do dispositivo depende do local. Quando não houver sinal de internet, são utilizadas as duas partes do equipamento - uma passará o sinal de satélite para o funcionamento da outra. Caso haja sinal, apenas uma parte é necessária, possibilitando que duas equipes trabalhem, simultaneamente, com uma das partes cada.
De acordo com o titular da SHRF, Ubirajara Leal, desde 2017 o Município tem feito um esforço para a qualificação dos serviços. Com equipamentos e estrutura adequados, além da contratação de servidores e estagiários, a Secretaria se tornou mais produtiva e um local de aprendizado para os futuros profissionais, e já se consagrou como importante alternativa de estágio para estudantes do IFSul e da UFPel.
Notícias Relacionadas

Servidores da Habitação passam por capacitação

Mais 31 famílias atingidas pela enchente receberão novos imóveis

Cadastro socioeconômico já foi feito por 77 famílias

Prefeito Marroni comemora parceria com o Governo Federal para a construção de 250 novas casas do MCMV