Pelotas discute o Alimenta Cidades
Pelotas sediou, nesta terça-feira (25), a Oficina de validação do diagnóstico situacional sobre os sistemas alimentares locais e mudanças climáticas no município de Pelotas, que faz parte da estratégia federal chamada Alimenta Cidades. O evento foi promovido pela Secretaria de Assistência Social (SAS) e reuniu representantes dos governos Federal e Municipal, sociedade civil, e universidades.
Fotos: Manuela Santos
Os participantes estão analisando, discutindo e validando um diagnóstico sobre a relação entre a produção, distribuição e consumo de alimentos em Pelotas, e os impactos das mudanças climáticas, como proposto pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O encontro segue até o fim da tarde, no auditório do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), com a coordenação de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A coordenadora do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, Cristine Ribeiro, avalia que “o nosso município e a nossa região têm um potencial muito grande de produção, e que esse programa [Alimenta Cidades] pode propiciar a espraiar esse processo, reconhecendo as produtoras e produtores do município”. Para a coordenadora do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da SAS, Aline Neves, o evento foi “a oportunidade de Pelotas fortalecer as ações em segurança alimentar”.
Os participantes foram divididos em três grupos, que discutiram produção/abastecimento, acesso/disponibilidade, e consumo/qualidade. Ao fim do evento será elaborado um relatório que servirá de base para o trabalho que será executado no município.