ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Cultura

Pelotas é selecionada para participar da plataforma MigraCidades

Capacitação preparatória para a próxima etapa do processo de certificação, para receber selo de nível nacional, ocorreu na quarta-feira (12)

Por Ascom 13-05-2021 | 15:40:49

O município de Pelotas (RS) foi selecionado para participar da edição de 2021 do processo de certificação da Plataforma “MigraCidades: Aprimorando a Governança Migratória Local no Brasil”. No final do processo de certificação, tendo cumprido as próximas quatro etapas previstas no fluxograma (veja abaixo), a Prefeitura receberá o selo MigraCidades 2021, que reconhece a disposição demonstrada pela gestão pública de aprimorar a governança migratória local.

“A participação do nosso município, na plataforma MigraCidades, é uma excelente oportunidade para que possamos preparar e qualificar, cada vez mais, Pelotas como uma cidade acolhedora a todos, inclusive para migrantes e imigrantes. Queremos sempre oferecer um espaço de compreensão, de respeito à alteridade e de acolhimento qualificado a essas pessoas que escolhem Pelotas para viver”, comentou a prefeita Paula Mascarenhas sobre a participação da cidade na plataforma. 

Na quarta-feira (12), ocorreu capacitação on-line preparatória à próxima etapa do processo de certificação, a realização do diagnóstico. Durante a tarde, o diretor do Theatro Sete de Abril, Giorgio Ronna, e Aline Crochemore, da coordenação do Pacto Pelotas pela Paz, indicados pelo governo na inscrição, respectivamente como pessoa de referência e suplente, participaram da formação “MigraCidades: Aprimorando a Governança Migratória Local”, ministrada pela professora do curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Roberta Baggio, e pela auxiliar de Projetos da Organização Internacional para as Migrações (OIM), Anelise Schütz Dias, que integram a equipe do MigraCidades. 

Divulgação/Secult

“É uma iniciativa muito fértil, que promete dar muitos frutos e por muito tempo, porque possibilitará a troca de boas práticas entre gestores de todo o país. Assim, poderemos aprender uns com os outros”, disse Ronna, que esteve envolvido em ações de acolhimento a indígenas e, mais recentemente, imigrantes venezuelanos em Pelotas.

A capacitação desta quarta-feira foi direcionada a gestores municipais e estaduais que tratam das questões de migração. Um dos pontos positivos é que, embora seja uma iniciativa de nível internacional, a organização do MigraCidades entende que o papel dos governos locais é protagonista, porque são esses que lidam diretamente com o acolhimento dos migrantes para oferecer os serviços disponíveis em saúde, educação, assistência social e aconselhamento sobre o mercado de trabalho.  

Etapas seguintes do Processo de Certificação:

*priorização das dimensões para monitoramento; 

*a certificação; 

*o monitoramento. 

Sobre o MigraCidades

O “MigraCidades: Aprimorando a Governança Migratória Local no Brasil” é uma plataforma que tem como objetivo contribuir para a construção e gestão de políticas migratórias de forma qualificada e planejada. É desenvolvido em parceria entre a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a agência da ONU para as migrações, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com apoio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), e apoio financeiro do Fundo da OIM para o Desenvolvimento. 

No Brasil, apenas 36 municípios (do total de 5.568) de 10 estados participam do MigraCidades 2021.

Live de lançamento: Imigrantes no Cadastro Único

Na sexta-feira (14), às 17h, integrantes da Secretaria de Assistência Social (SAS) do Município participarão de uma live de lançamento do Informe Urbano - Imigrantes no Cadastro Único: perfil dos cadastrados e dos beneficiários.

O evento apresentará informações, em primeira mão, sobre o perfil socioeconômico e de distribuição territorial das populações imigrantes inscritas no Cadastro Único na cidade de São Paulo. Em um contexto de crise sanitária e socioeconômica, o objetivo é subsidiar a construção e elaboração políticas públicas e ações da sociedade civil para essas populações.

A transmissão de vídeo será pelas redes sociais da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo (https://www.youtube.com/watch?v=LS0D4VNyvUM)

Tags

imigração, políticas migratórias, cadastro único, imigrantes

Carregando 0%
Carregando 0%