ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Pelotas inaugura Centro de Atendimento Infantojuvenil

Prefeita Paula Mascarenhas participou da cerimônia de lançamento do espaço, destinado ao atendimento e encaminhamento de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. Novo serviço do Município será prestado junto à UPA Areal

Por Marina Amaral 27-09-2022 | 15:39:17

* Com colaboração de Micael Carvalho

A Prefeitura de Pelotas em parceria com o Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão (IBSaúde), lançou oficialmente na manhã desta terça-feira (27), o primeiro Centro de Referência ao Atendimento Infantojuvenil (CRAI) de Pelotas. A solenidade de inauguração contou com a presença da prefeita Paula Mascarenhas e demais autoridades ligadas à temática. O novo espaço do Município, localizado junto a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal, deve garantir um acolhimento mais humanizado e qualificado às crianças e adolescentes vítimas de violência.

Fotos: Gustavo Vara

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e integrando os serviços ofertados pela Rede de Atenção à Saúde Materno Infanto Juvenil (Remi), o local irá dispor de uma equipe multiprofissional, composta por assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros e médicos lotados no quadro de funcionários da UPA, que ficarão responsáveis pelo primeiro contato com a vítima, realizando uma escuta com a criança ou adolescente submetido a agressões físicas e/ou abusos sexuais. A partir de uma avaliação da equipe multiprofissional, a vítima será encaminhada para o atendimento necessário.

“Montar o CRAI de Pelotas foi um processo complexo, e, agora que é uma realidade, estamos institucionalmente maduros para que esse serviço se consolide e possa transformar e atenuar os impactos da violência contra crianças e adolescentes. Estamos colocando foco nas políticas públicas de proteção e estímulo a esse público, e tenho certeza que essa equipe qualificada vai proporcionar o melhor atendimento, com qualidade, nesse serviço tão essencial, algo que já é feito na UPA Areal e tem reconhecimento por parte da população”, afirmou a gestora municipal.
Espaço do CRAI na UPA Areal - Fotos: Michel Corvello

A implantação foi possível devido à parceria firmada entre Prefeitura e o IBSaúde, administradora da UPA Areal e representada na cerimônia pelo vice-presidente, Vinicius Medeiros. Ele ressaltou a construção do CRAI de Pelotas, feita por várias mãos, e parabenizou a equipe de profissionais que irão atuar no local, a fim de ampliar a rede de proteção infantojuvenil na cidade.

A iniciativa intersetorial do Município contou com o apoio do Instituto Geral de Perícias (IGP), da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (3ª CRS), da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e do Centro de Referência ao Atendimento Infantojuvenil de Porto Alegre (CRAI/POA).

Também estiveram presentes na solenidade o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, a titular da Secretaria de Saúde, Roberta Paganini, a responsável pela 3ª CRS, Cintia Daniela Osório - representando a SES -, a juíza da Infância e Juventude de Pelotas, Alessandra Couto, a promotora de Justiça da Vara da Infância e Juventude, Luciara Robe da Silveira, a titular da Delegacia da Criança e Adolescente, Lisiane Mattarredona, a diretora do Departamento Médico Legal, Angelita Rios - representando o IGP -, a coordenadora do CRAI/POA, Maria de Fátima Géa, o diretor da UPA Areal, Nelson Soares, a coordenadora executiva do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, a coordenadora do Remi, Carmem Viegas, a diretora de Atenção Especializada da SMS, Caroline Hoffmann, os secretários de Assistência Social, Tiago Bündchen, e de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, a assessora especial de Comunicação, Ana Jung, e representantes do Conselho Municipal de Saúde.

crai de pelotas, atendimento infantojuvenil, crianças e adolescentes, violência, inauguração