Prefeitura e 26ª RT realizaram programação com mais de 100 atividades nos Centros de Tradições Gaúchas e na Associação Rural

Pelotas pode se tornar referência com Festejos Farroupilhas

Prefeitura e 26ª RT realizaram programação com mais de 100 atividades nos Centros de Tradições Gaúchas e na Associação Rural
Por Joice Lima 23-09-2025 | 17:57:48
Tags: festejos , farroupilhas , 20 de setembro , desfile , tradição , gaúcha , associação rural , 26 rt

Milhares de pessoas participaram dos Festejos Farroupilhas, realizados nos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) do município, na Associação Rural e no tradicional desfile na avenida Bento Gonçalves. O engajamento das entidades tradicionalistas e a resposta da comunidade, que compareceu às atividades (no total, mais de uma centena), foram tão bons que a Prefeitura de Pelotas e a 26ª Região Tradicionalista (RT) estão motivadas a tentar consolidar um audacioso projeto: que Pelotas se torne referência nos festejos da tradicional Semana Farroupilha - a exemplo do que ocorre, há anos, no Parque Harmonia na capital e de outras regiões do estado.  

“Os últimos três dias do evento foram intensos e a união e o trabalho coletivo do poder público, das entidades e dos parceiros da iniciativa privada nos mostraram que podemos trabalhar no planejamento para as próximas edições. Essa primeira edição já deixou o recado ao grande público que compareceu e teve a oportunidade de ver a cultura gaúcha revigorada e valorizada: Pelotas tem muito potencial a ser explorado”, disse o prefeito Fernando Marroni.

Fotos: Volmer Perez/Secom

O coordenador da 26ª RT, Marcio Adir Soares Correa, disse que Semana Farroupilha de 2025 superou todas as expectativas e que o tradicional desfile de 20 de Setembro, na avenida Bento Gonçalves, foi o maior dos últimos 10 anos, com 681 cavaleiros e aproximadamente 40 viaturas, somando-se às outras entidades. “Foi um desfile histórico. Atribuo o sucesso ao empenho de todos os órgãos envolvidos”, disse Correa. 

Fotos: Volmer Perez/Secom

A programação desenvolvida de 14 a 21 na Associação Rural de Pelotas (ARP) e nos CTGs Cel. Thomaz Luiz Osório, Negrinho do Pastoreio, Os Farrapos, Lanceiros de Santa Bárbara, Sentinela dos Pampas, Cancela Grande, Carreteiros do Sul, Unidos da Querência e União Gaúcha João Simões Lopes Neto, contou com rodeios artísticos, rondas juvenis, apresentações artísticas, gincanas, tertúlias livres, cantos da meia-noite, jantares dançantes, bailantas, bailes e fandangos almoços, celebração religiosa, culto crioulo, mostras culturais, entrega de comendas, solenidades, oficinas, ensaios abertos, visitação de escolas e shows com grandes cantores e intérpretes da música tradicionalista.

Escolas

A Secretaria de Educação (SME) organizou a visitação de 14 escolas da rede municipal à Associação Rural que preparou um espaço de confraternização e cultivo das tradições gaúchas, com contação de histórias, brincadeiras e atividades para crianças, brechó, artesanato, mateada e apresentações artísticas, entre outras. No dia 19, o espaço foi dedicado aos estudantes da rede municipal e privada, tanto nas apresentações artísticas de escolas municipais, como com o público que compareceu na ARP.

“Iniciar com a participação do público jovem é ter a consciência de que é o nosso papel primordial incentivar e aproximá-lo da Cultura Gaúcha, que vai muito além das indumentárias e danças. São valores, atitudes, amizades e a solidariedade que circula num ambiente privilegiado como esse durante o ano inteiro”, avaliou Adriane Gerber Martins, responsável, pela SME, pela organização das visitas.

Professoras da Emef João da Silva Silveira, que levaram turmas de estudantes à ARP, consideraram a experiência muito positiva. “Os Festejos Farroupilhas tiveram atividades muito enriquecedoras, que proporcionaram momentos para cultivar e vivenciar a cultura gaúcha e de integração com outras escolas, a partir das apresentações”, disse Cleia Telles Cardoso. “As crianças gostaram muito dos momentos culturais, das oficinas, e tiveram muita diversão com as brincadeiras. É um evento que deve continuar, com toda certeza”, opinou Cristiane Alvarez Vaz. 

Vice-diretora da Emef Garibaldi, localizada na Colônia Maciel, Carine Fonseca da Silveira disse que a participação aberta para várias escolas foi um momento rico de trocas de aprendizagem e socialização. “Nossos alunos se concentraram para assistir, devido à atratividade e qualidade das apresentações de palco. Participaram com entusiasmo e alegria das atividades propostas e das brincadeiras, adoraram participar do evento e voltaram pra casa encantados.”

Foto: Volmer Perez/Secom

Os Festejos Farroupilhas contaram com o patrocínio do Banrisul Consórcio, Associação Rural de Pelotas, Câmara Municipal de Pelotas, CeM Comunicação e Marketing e com o apoio do SESC e da Osirnet.

Notícias Relacionadas

Feriado farroupilha terá serviços públicos essenciais

Feriado farroupilha terá serviços públicos essenciais

Saiba onde entregar documentos encontrados

Saiba onde entregar documentos encontrados

Pelotas recebe shows gratuitos para os Festejos Farroupilhas

Pelotas recebe shows gratuitos para os Festejos Farroupilhas

Prefeitura levará várias ações aos Festejos Farroupilhas

Prefeitura levará várias ações aos Festejos Farroupilhas