
Pelotas pode se tornar referência com Festejos Farroupilhas
Milhares de pessoas participaram dos Festejos Farroupilhas, realizados nos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) do município, na Associação Rural e no tradicional desfile na avenida Bento Gonçalves. O engajamento das entidades tradicionalistas e a resposta da comunidade, que compareceu às atividades (no total, mais de uma centena), foram tão bons que a Prefeitura de Pelotas e a 26ª Região Tradicionalista (RT) estão motivadas a tentar consolidar um audacioso projeto: que Pelotas se torne referência nos festejos da tradicional Semana Farroupilha - a exemplo do que ocorre, há anos, no Parque Harmonia na capital e de outras regiões do estado.
“Os últimos três dias do evento foram intensos e a união e o trabalho coletivo do poder público, das entidades e dos parceiros da iniciativa privada nos mostraram que podemos trabalhar no planejamento para as próximas edições. Essa primeira edição já deixou o recado ao grande público que compareceu e teve a oportunidade de ver a cultura gaúcha revigorada e valorizada: Pelotas tem muito potencial a ser explorado”, disse o prefeito Fernando Marroni.
Fotos: Volmer Perez/Secom
O coordenador da 26ª RT, Marcio Adir Soares Correa, disse que Semana Farroupilha de 2025 superou todas as expectativas e que o tradicional desfile de 20 de Setembro, na avenida Bento Gonçalves, foi o maior dos últimos 10 anos, com 681 cavaleiros e aproximadamente 40 viaturas, somando-se às outras entidades. “Foi um desfile histórico. Atribuo o sucesso ao empenho de todos os órgãos envolvidos”, disse Correa.
Fotos: Volmer Perez/Secom
A programação desenvolvida de 14 a 21 na Associação Rural de Pelotas (ARP) e nos CTGs Cel. Thomaz Luiz Osório, Negrinho do Pastoreio, Os Farrapos, Lanceiros de Santa Bárbara, Sentinela dos Pampas, Cancela Grande, Carreteiros do Sul, Unidos da Querência e União Gaúcha João Simões Lopes Neto, contou com rodeios artísticos, rondas juvenis, apresentações artísticas, gincanas, tertúlias livres, cantos da meia-noite, jantares dançantes, bailantas, bailes e fandangos almoços, celebração religiosa, culto crioulo, mostras culturais, entrega de comendas, solenidades, oficinas, ensaios abertos, visitação de escolas e shows com grandes cantores e intérpretes da música tradicionalista.
Escolas
A Secretaria de Educação (SME) organizou a visitação de 14 escolas da rede municipal à Associação Rural que preparou um espaço de confraternização e cultivo das tradições gaúchas, com contação de histórias, brincadeiras e atividades para crianças, brechó, artesanato, mateada e apresentações artísticas, entre outras. No dia 19, o espaço foi dedicado aos estudantes da rede municipal e privada, tanto nas apresentações artísticas de escolas municipais, como com o público que compareceu na ARP.
“Iniciar com a participação do público jovem é ter a consciência de que é o nosso papel primordial incentivar e aproximá-lo da Cultura Gaúcha, que vai muito além das indumentárias e danças. São valores, atitudes, amizades e a solidariedade que circula num ambiente privilegiado como esse durante o ano inteiro”, avaliou Adriane Gerber Martins, responsável, pela SME, pela organização das visitas.
Professoras da Emef João da Silva Silveira, que levaram turmas de estudantes à ARP, consideraram a experiência muito positiva. “Os Festejos Farroupilhas tiveram atividades muito enriquecedoras, que proporcionaram momentos para cultivar e vivenciar a cultura gaúcha e de integração com outras escolas, a partir das apresentações”, disse Cleia Telles Cardoso. “As crianças gostaram muito dos momentos culturais, das oficinas, e tiveram muita diversão com as brincadeiras. É um evento que deve continuar, com toda certeza”, opinou Cristiane Alvarez Vaz.
Vice-diretora da Emef Garibaldi, localizada na Colônia Maciel, Carine Fonseca da Silveira disse que a participação aberta para várias escolas foi um momento rico de trocas de aprendizagem e socialização. “Nossos alunos se concentraram para assistir, devido à atratividade e qualidade das apresentações de palco. Participaram com entusiasmo e alegria das atividades propostas e das brincadeiras, adoraram participar do evento e voltaram pra casa encantados.”

Foto: Volmer Perez/Secom
Os Festejos Farroupilhas contaram com o patrocínio do Banrisul Consórcio, Associação Rural de Pelotas, Câmara Municipal de Pelotas, CeM Comunicação e Marketing e com o apoio do SESC e da Osirnet.