Município é uma das cidades que teve maior queda de ocorrências no cenário do Estado

Pelotas se destaca na diminuição do índice de homicídios em 2020

Município é uma das cidades que teve maior queda de ocorrências no cenário do Estado
Por Marina Amaral 15-01-2021 | 15:32:44
Tags: menos homicídios , segurança pública , pacto pelotas pela paz

Dados divulgados pelo governo do Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (14), mostram que, no ranking das dez cidades que apresentaram maiores quedas na taxa de homicídios no último ano, Pelotas encontra-se em segundo lugar, aparecendo abaixo, apenas, de Porto Alegre. De janeiro a dezembro de 2020, foram registrados 27 homicídios, enquanto que, em 2019, houve 57. A redução de 30 vítimas é resultado das ações de repressão e de prevenção do Pacto Pelotas pela Paz, que segue colhendo frutos e saldos positivos.

Os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – nos quais está inserido o homicídio, ao lado do latrocínio, feminicídio e lesão corporal seguida de morte - foram reduzidos significativamente no Município em 2020. Foram registradas 35 vítimas (uma taxa de 10,3%). Em 2019, 68 vítimas (19,9%), enquanto que, em 2018, foram 87 (25,5%) e, em 2016, 80 (23,7%). O pior ano foi 2017, quando houve 125 crimes de atentado à vida, representando a taxa de 36,9%. 

Em dezembro de 2020, apenas uma pessoa foi vítima de algum CVLI, em Pelotas - taxa de 0,29 morte a cada 100 mil habitantes. No mesmo mês, em 2019, quando a taxa chegou a 1,76 mortes a cada 100 mil habitantes, foram seis vítimas. Houve, então, redução de 86%. No acumulado de seis meses (julho a dezembro) de 2020, houve 19 vítimas - 5,57 mortes por 100 mil habitantes. Nos mesmos meses de 2019, o número chegou a 31 vítimas - 9,09 por 100 mil habitantes -, uma queda de 39%. 

O índice de homicídios por 100 mil habitantes é o meio pelo qual se avalia a situação da Segurança Pública mundialmente, conforme explica a prefeita Paula Mascarenhas. Quando o Pacto teve início, Pelotas apresentava a taxa de 34%, um número superior ao do Estado; agora, esse número é 33% menor que o do Estado. “É uma queda extraordinária que consolida o Pacto Pelotas pela Paz como uma política pública de sucesso e referencial”, comemora. Ela agradeceu todas as equipes envolvidas e reforçou a responsabilidade do programa para com a população, que tem a redução de homicídios como um dos principais objetivos. “Foram preservadas 153 vidas desde o início do programa até hoje. Isso justifica um mandato, justifica um trabalho”, completou.

Veja mais

+ Roubo a pedestres em dezembro tem menor índice desde 2003

Para o titular da 18º Delegacia Regional de Polícia, Marcio Stefens, esses números são frutos colhidos do trabalho persistente feito a partir das ações planejadas e permanentes das forças de segurança e instituições responsáveis pela prevenção, ao lado do Ministério Público e do Poder Judiciário. É preciso destacar, ainda, a atuação da Polícia Civil, no que diz respeito ao tráfico de drogas, e da Delegacia de Homicídio e de Proteção à Pessoa (DHPP), pelas intervenções pontuais. As ações de inteligência e a implementação das diretrizes e metodologias do programa RS Seguro também foram essenciais. 

O comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), tenente-coronel Marcio André Faccin, comemorou a conquista para a cidade. “Estamos vendo com muito otimismo esses dados no Rio Grande do Sul, especialmente em relação a homicídio, que trata de vidas e, portanto, é a nossa maior prioridade nesse momento”, justifica. Faccin também destacou o papel de todas as repartições vinculadas ao Pacto Pelotas pela Paz e da prefeita Paula Mascarenhas, que se compromete fortemente com o âmbito da Segurança Pública. A expectativa é que resultados ainda melhores sejam entregues em 2021.

O diretor do Foro de Pelotas, juiz Marcelo Malízia Cabral, relaciona a redução dos homicídios e demais crimes de atentado contra a vida na cidade ao esforço integrado e coordenado das forças policiais e integrantes do sistema de justiça. Para ele, isso “demonstra que o Estado está apto a enfrentar e reduzir a violência e a criminalidade”.

Notícias Relacionadas

Guarda Municipal intensifica patrulhamento com motos

Guarda Municipal intensifica patrulhamento com motos

Prefeito lança retomada da Patrulha Maria da Penha em Pelotas

Prefeito lança retomada da Patrulha Maria da Penha em Pelotas

Fiscalizações coíbem irregularidades no trânsito

Fiscalizações coíbem irregularidades no trânsito

Trânsito na Gonçalves e Dom Pedro II recebe fiscalização

Trânsito na Gonçalves e Dom Pedro II recebe fiscalização