
Pelotas terá Memorial às vítimas da Covid-19
Em reunião virtual, nesta quarta-feira (30), a prefeita Paula Mascarenhas, vereadores e familiares de pessoas que perderam a vida em decorrência da Covid-19 trataram da construção de um memorial para homenagear as vítimas e deixar esse registro para as futuras gerações. A ideia inicial é de que seja feita uma estrutura em forma de bosque, com o plantio de uma árvore para cada pessoa vitimada pela doença no Município.
Ao se solidarizar com as famílias, Paula reiterou a importância da homenagem. ”A pandemia nos trouxe muita dor, muitas perdas, mas também muitas lições de solidariedade e de amor ao próximo, e nada mais justo que possamos homenagear as pessoas que nos deixaram e, também, aqueles que tanto têm feito pela preservação das vidas”, disse a prefeita.
Em reunião virtual, foi debatida a criação de um memorial - Fotos: reprodução da transmissão
O encontro foi aberto com a leitura de uma carta escrita por familiar de uma vítima, relatando o cenário de perdas e fazendo o pedido de criação de um espaço para homenagear a memória desses pelotenses. Durante o encontro, o vereador Marcos Ferreira, Marcola (PTB), também propôs que, junto ao memorial, seja possível registrar o agradecimento ao trabalho de tantos profissionais e voluntários que têm atuado e se dedicado para salvar vidas durante a pandemia, por meio de um painel da gratidão.
O vereador Paulo Coitinho (Cidadania) sugeriu que tanto o Memorial quanto o painel sejam anunciados, oficialmente, durante a programação da Semana de Pelotas.
A gestora municipal destacou que foi o primeiro contato para a construção coletiva da homenagem, sugerindo, ainda, que possam ser feitas outras ações para marcar o momento da história, sejam monumentos, sejam praças, sejam espaços públicos, e que mais pessoas façam parte desse movimento de memória.
Como encaminhamento, a prefeita disse que levará o tema para discussão em reunião da Secretaria de Ações da Cidade (SAC), para avaliação e propostas de locais que contemplem um bosque na área urbana. Além disso, Paula ainda sugeriu a realização de um concurso para criação do painel da gratidão. Nova reunião deverá ser realizada nos próximos dias para definição dos locais.
Também participaram o presidente da Câmara de Vereadores, Cristiano Silva (PSDB) , Marisa Schwarzer e Césinha, ambos do PSB, e Fernanda Miranda (PSOL), que recebeu a solicitação de familiares e encaminhou a proposição ao Executivo.