ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Pelotas terá novo espaço de lazer para crianças

Microparque infantil, projetado por meio da rede Urban95, começou a ser construído e deverá estar finalizado ainda neste ano

Por César Soares 22-08-2022 | 14:53:11

Um novo espaço lúdico, de lazer, acessível e interativo, destinado a crianças, começa a ganhar forma, ao lado da caixa d'água, no encontro das ruas Mário Peiruque e Boa Ventura Leite, na Bom Jesus. As obras do microparque, desenvolvidas pela Prefeitura de Pelotas em parceria com a rede Urban95, começaram nesta segunda-feira (22) e a previsão é que estejam concluídas até o final do ano.

Fotos: Rodrigo Chagas

A partir da concepção adotada pela rede Urban95, da qual Pelotas faz parte desde o ano passado, e é priorizada pelo Município, o projeto propõe transformação de espaços públicos criando rotas e caminhos seguros, de qualidade e estimulantes ao desenvolvimento da primeira infância. A ideia também integra a proposta do BrincAr Livre, outra inciativa da rede Urban, encampada pelo Município, com o objetivo de facilitar a interação dos pequenos e das famílias, desemparedando a rotina das crianças e proporcionando mais contato com a natureza ao ar livre.

Participação das crianças

Conforme a secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Carmen Roig, que coordena a execução do miniparque, um dos destaques da proposta é o fato da iniciativa ser resultado de um trabalho de escuta.

Fotos: Michel Corvello

"Ouvimos as crianças das escolas municipais de Educação Infantil Nelson Abott de Freitas e de Ensino Fundamental Saldanha da Gama e essas escutas nos levaram à formatação do projeto. Nos encontros, eles diziam que queriam um lugar para brincar, uma pracinha ou um parquinho, então elas estão diretamente relacionadas com esse espaço. A próxima etapa é trazê-las para ver a obra acontecendo, ajudar a plantar árvores e desenvolver esse senso de pertencimento", explicou Carmen.

Trabalho intersetorial

O microparque está sendo executado em um terreno de 1.300 metros quadrados, localizado junto à caixa d'água do Sanep, por meio de construção intersetorial, envolvendo praticamente todas as secretarias municipais. Conforme o arquiteto e urbanista da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pablo Crespi, a obra começa com a limpeza do terreno e a demarcação topográfica da área. Em seguida, será realizado o traçado dos passeios em asfalto, paisagismo, a pintura em grafite de parte do muro e, por fim, a montagem dos brinquedos, criados a partir de elementos naturais, como troncos e aproveitamento do próprio espaço.

Urban95

A Rede Brasileira Urban95 é uma parceria entre a Fundação Bernard van Leer e o Instituto Cidades Sustentáveis, visando estimular e fortalecer programas e políticas públicas que aliem desenvolvimento urbano sustentável e a primeira infância no Brasil. Pelotas foi escolhida para integrar essa rede, junto de outras 23 cidades brasileiras, por se destacar em ações de inclusão direcionadas às crianças, como os projetos ACT - Criando Crianças em Ambientes Seguros e Infância Protegida, ambos dentro do Pacto Pelotas pela Paz

A rede busca promover, com o Poder Público, intervenções nos espaços urbanos, estimulando o crescimento saudável e interativo para os primeiros cinco anos da vida, ou seja, espaços conceituados pela visão de uma criança de 95 centímetros de altura.

primeira infância, miniparque, rede urban95, pacto pelotas pela paz