As ações da empresa vão acontecer na Catedral Metropolitana, Essenza Casa & Jardim, Casa do Trabalhador e bairro Porto

Perene promove cinco atividades no Dia do Patrimônio de Pelotas

As ações da empresa vão acontecer na Catedral Metropolitana, Essenza Casa & Jardim, Casa do Trabalhador e bairro Porto
Por Joice Lima 12-08-2025 | 15:49:32
Tags: perene, patrimônio, atividades, evento, caminhada cultural

Abraçando a 12ª edição do Dia do Patrimônio de Pelotas, uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), a empresa Perene Patrimônio Cultural irá realizar cinco atividades voltadas à valorização patrimonial do município. Todas gratuitas, abertas ao público e sem necessidade de inscrição prévia, as atividades vão acontecer de 15 a 18 na Catedral Metropolitana São Francisco de Paula, na Essenza Casa & Jardim, na Casa do Trabalhador e no bairro Porto, com uma caminhada cultural e quermesse na Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Os prédios e espaços envolvidos nas atividades fazem parte dos projetos públicos e privados da empresa.

“Nossas atividades buscam promover experiências culturais que celebrem a memória desses espaços, tão significativos, e fortaleçam os laços de suas histórias com a nossa comunidade”, disse a arquiteta Simone Neutzling, especialista em restauração do patrimônio e responsável pelas atividades no Dia do Patrimônio.   

Um dos pontos altos da programação organizada pela Perene, que atua em gestão em patrimônio cultural, arquitetura, restauração e consultorias, será a terceira edição da Caminhada Cultural. Com o título “Um olhar sobre o patrimônio do Porto de Pelotas”, a concentração para a caminhada ocorre às 9h30min do dia 16 (sábado), na Igreja do Porto. Ao longo do trajeto – a caminhada deve se estender até as 11h -, Simone irá destacar detalhes e processos de restauração de importantes prédios históricos da região. Nas edições de 2023 e 2024, mais de 200 pessoas percorreram o Centro Histórico da cidade.

Na sexta-feira (15), a Essenza Casa & Jardim, loja de móveis e objetos de decoração, estará aberta à visitação das 10h às 18h. Das 16h às 18h, haverá uma roda de conversa voltada a moradores de casas inventariadas e arquitetos, “Antigos prédios, novas possibilidades”. A Essenza está localizada na rua Quinze de Novembro, 776.

Foto: Divulgação Perene/Carlos Queiroz

Também na sexta, a Perene estará envolvida na visitação à Catedral Metropolitana São Francisco de Paula, das 9h às 18h. Às 19h, a igreja bicentenária, considerada o Marco Zero de Pelotas, receberá uma iluminação especial, a fim de destacar sua importância patrimonial no município, e receberá um “abraço simbólico” das pessoas presentes. 

No domingo (17), das 14h às 17h, haverá a Quermesse do Patrimônio na Igreja Matriz da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Igreja do Porto) – à rua Gomes Carneiro, 1302. Na segunda-feira (18), das 15h às 17h, acontece a palestra “Presente, passado e futuro: o processo de restauração da Casa do Trabalhador”, evento que marca a entrega do projeto de restauração do prédio histórico, fundado em 1889 e um dos mais antigos espaços populares do município. A Casa do Trabalhador está localizada na rua Santa Cruz, 2.454. 

Notícias Relacionadas

Arte ao ar livre marca celebração do Dia do Patrimônio

Arte ao ar livre marca celebração do Dia do Patrimônio

Prefeitura divulga seis fotos selecionadas para cartões-postais

Prefeitura divulga seis fotos selecionadas para cartões-postais

Dia do Patrimônio traz 66 atividades neste fim de semana

Dia do Patrimônio traz 66 atividades neste fim de semana

Dia do Patrimônio terá sete atividades do Neab no Parque da Baronesa

Dia do Patrimônio terá sete atividades do Neab no Parque da Baronesa