
Plataforma GeoPelotas facilita acesso a informações da cidade
A Prefeitura de Pelotas lançou, em outubro deste ano, a plataforma web GeoPelotas para concentrar informações georreferenciadas sobre a cidade, divulgadas pela Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU). Através do site https://geopelotas-pmpel.hub.arcgis.com, pelotenses e pessoas de fora do município podem ter acesso a mapas; à localização de serviços públicos – administração municipal, escolas e unidades de Saúde e de Assistência Social –, bem como de prédios e monumentos tombados; aos planos Diretor e de Mobilidade Urbana; a redes de infraestrutura básica, dentre outros.
Simplificação e auxílio por meio da ferramenta, idealizada para moradores e outras pessoas interessadas em empreender na cidade ─ Imagem: Divulgação
Para a prefeita Paula Mascarenhas, a plataforma coloca Pelotas em um outro patamar em relação às cidades inteligentes. De acordo com a gestora, as informações georreferenciadas também qualificam o contato entre cidadão, empreendedor e Poder Público.
“É uma ferramenta extremamente importante para os governos, para o planejamento das ações administrativas, urbanas e de infraestrutura, mas também para o cidadão conhecer melhor a cidade, poder planejar também os seus empreendimentos e atrair turistas”, avalia a chefe do Executivo.
Vantagens ao usuário
Segundo o diretor-presidente da Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel) – empresa da Prefeitura Municipal de Pelotas –, Cristian Küster, quem acessar a plataforma terá acesso a informações da área da Cultura, do Turismo e dados geopolíticos de Pelotas.
Veja mais
+ Tabela de Atividades é o ponto alto do Plano Diretor
“Agora estamos trabalhando com a ferramenta para alinhar com o Plano Diretor do Município, assim o empreendedor, principalmente de fora e que não conhece a cidade, pode ver o estudo e o alvará de viabilidade, antes de dar entrada no pedido. Com isso, haverá menos burocracia para saber onde o empreendimento pode ser instalado, ou seja, se na área desejada é permitido, tornando o processo mais rápido”, explica Küster.
Para acessar a plataforma GeoPelotas, o interessado pode entrar no site ou na página oficial da Prefeitura, ir na aba “Cidade” e clicar em “GeoPelotas”.
Notícias Relacionadas

Prefeitura se reúne com moradores da Barra para ajustes na rota do ônibus

Pelotas sediará Plenária da Cúpula dos Povos no Bioma Pampa Região do Extremo Sul

Pelotas é contemplada com R$ 54 milhões no PAC mobilidade urbana

Prefeitura trabalha para proteger o Município de novas inundações