
Plataforma para censo funcional e previdenciário segue aberta
Os quase 11 mil servidores municipais ativos, aposentados e pensionistas da administração direta, Sanep e Câmara de Vereadores devem responder ao primeiro Censo Funcional e Previdenciário de Pelotas de casa, via internet. A plataforma é intuitiva e, nela, são encontrados os formulários e espaços para o envio de documentos. A partir das observações dos usuários, melhorias no sistema são feitas permanentemente.
O Censo Previdenciário é uma exigência da legislação federal, e foi ampliado para ser usado para atualizar e consolidar o banco de dados cadastrais dos servidores, desenvolvido para integração de sistemas e bases de dados e melhoria da qualidade dos dados dos segurados. Com ele, será facilitado o acesso à pasta do servidor, agilizando a concessão de aposentadoria e pensão por morte. O conhecimento da realidade dos servidores também ampliará o movimento da qualidade e produtividade no setor público.
O prazo para o preenchimento vai até 30 de abril. Caso não respondam ao censo, dentro do prazo, os servidores aposentados e pensionistas terão o benefício suspenso. Para os da ativa, será considerada infração disciplinar por descumprimento de dever funcional, que será apurado por procedimento próprio.
E se eu precisar de ajuda?
Cada usuário será responsável pela atualização do seu cadastro, mas tudo será supervisionado por uma equipe capacitada. Caso alguém tenha qualquer dificuldade, poderá entrar em contato com a equipe responsável pelo seu processo e terá todo o suporte remoto necessário. Os contatos disponíveis são os seguintes:
* aposentados, pensionistas e servidores do Prevpel: WhatsApp (53) 98459-9828 ou pelo e-mail prevpel.previdencia@pelotas.rs.gov.br;
* servidores estatutários e celetistas da administração direta – WhatsApp (53) 99174-9840 ou pelo e-mail sarh.rh@pelotas.rs.gov.br;
* servidores ativos do Sanep – WhatsApp (53) 98424-4270; e,
* servidores da Câmara de Vereadores – contato com a direção do próprio Legislativo.
Coordenação do processo
O processo é coordenado pelo Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Pelotas (Prevpel), com o apoio da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh), Sanep e Câmara de Vereadores. A plataforma foi desenvolvida pela Coinpel e a empresa terceirizada AVMB. O acesso é feito com o login e a senha do Portal do Servidor. Quem não os tiver, deve solicitá-los aos responsáveis pelo Censo, na sua unidade, listados acima.