Portal da Prefeitura agora conta com ferramentas de acessibilidade
Adaptações reafirmam o compromisso do governo em dialogar com toda a população pelotense
A Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel), finalizou nesta semana o processo de implementação das ferramentas de acessibilidade no portal oficial do Município, com foco na inclusão digital, garantindo que pessoas com deficiência possam acessar informações e serviços públicos de forma autônoma e segura. Todas as melhorias foram feitas sem comprometer a identidade visual e a usabilidade padrão do portal.
O site pelotas.com.br passa a disponibilizar recursos que facilitam a navegação, especialmente para pessoas com deficiência ou dificuldades visuais. Entre as funcionalidades estão o ajuste da fonte, permitindo aumentar ou reduzir o texto; alto contraste, facilitando a leitura; navegação por teclado, sem necessidade de utilizar o mouse; compatibilidade com leitores de tela, usados por pessoas com deficiência visual; tradutor de conteúdos multimidiáticos para Libras, tornando os conteúdos acessíveis para as pessoas surdas além da organização clara de menus e conteúdos, facilitando a localização das informações. As ferramentas podem ser acessadas diretamente na interface do portal, de forma simples e intuitiva, sem necessidade da instalação de programas adicionais.
A Diretora-Presidente da Coinpel, Marlise Sinigaglia, relata que a iniciativa atende às exigências da Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e do Decreto Federal nº 5.296/2004, que tornam obrigatória a acessibilidade em sites e sistemas mantidos pela administração pública. “O processo de implementação foi conduzido de forma técnica, planejada e progressiva, envolvendo um diagnóstico adequado e validação contínua. Inicialmente, a equipe de desenvolvimento realizou um mapeamento completo do portal, identificando barreiras que dificultavam o acesso por pessoas com deficiência visual, motora e auditiva. A partir desse levantamento, foram adotados os padrões do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico.” Reforça Marlise.
Compromisso com a inclusão digital
Para o Prefeito Fernando Marroni, a acessibilidade digital vai além do cumprimento legal, representa respeito, inclusão e cidadania. “Ao tornar o portal acessível, o Município assegura que todas as pessoas independentemente de limitações físicas, sensoriais ou cognitivas possam acessar informações oficiais, utilizar serviços digitais e exercer seus direitos com autonomia”
Além disso, a acessibilidade reduz desigualdades, amplia o alcance dos serviços públicos e fortalece a transparência, contribuindo para uma administração mais moderna, humana e eficiente.
Para Jones Bunilha Radtke, Diretor Técnico da Coinpel, a acessibilidade digital é parte essencial da transformação tecnológica do Município. “A tecnologia só cumpre seu papel social quando ela é acessível a todos. Investir em acessibilidade digital significa usar a inovação para reduzir barreiras, ampliar direitos e garantir que nenhum cidadão fique excluído dos serviços públicos. Esse é um compromisso permanente da Coinpel e da Prefeitura de Pelotas.”
A Prefeitura de Pelotas reforça que a acessibilidade digital é um processo contínuo, que seguirá sendo aprimorado conforme novas demandas, tecnologias e necessidades da população.