O Postal mostra as chaves e correntes ao centro que representam o elo ao Orixá Bará, e a moldura com a imagem em volta remete a matriz afro diaspórica

Postal Turístico em referência ao Bará do Mercado foi lançado nesta segunda (30)

O Postal mostra as chaves e correntes ao centro que representam o elo ao Orixá Bará, e a moldura com a imagem em volta remete a matriz afro diaspórica
Por Salvador Tadeo – MTB 7353 30-06-2025 | 15:35:30
Tags: turismo , religião , matriz africana

O lançamento do Postal Turístico em referência ao Orixá Bará do Mercado Central de Pelotas foi realizado na manhã desta segunda-feira (30), no Centro de Atenção ao Turista, localizado no interior do Mercado. O ato contou com apresentação artística, e pronunciamento de líderes religiosos e de autoridades. O Postal mostra as chaves e correntes ao centro que representam o elo ao Orixá Bará, e a moldura com a imagem em volta remete a matriz afro diaspórica.

A vice-prefeita de Pelotas, Daniela Brizolara ressaltou a importância deste ato para todos de religião de matriz africana, para o povo negro, mas também para pessoas que não são negras, mas que em algum momento acreditam também nos guias e orixás. “Quando pedimos que nossos guias e orixás abençoem a nossa cidade, também estamos pedindo para que o comércio prospere, para que as pessoas tenham saúde, para que tudo aquilo que queremos de bom em nossa vida também chegue ao outro”. 

O secretário de Turismo, Danilo Rodrigues, falou sobre a importância e as referências que a religião de matriz africana tem no município. “A gente pode fazer esta releitura, e mostrar o que Pelotas é, e no que a gente pode ser reconhecido, reforçando a nossa identidade e originalidade. O postal agora passa a integrar o nosso portfólio de materiais disponíveis ao turista, reforçando o valor que isso tem, de diversidade religiosa e de grande enfrentamento e resistência”.

Representando a Câmara de Vereadores, o vereador Paulo Coitinho (Cidadania), lembrou que o município é o único que tem um dia dedicado ao Orixá Bará, que tem na sua simbologia o desenvolvimento, a fartura, resistência, e resiliência. “Precisamos respeitar, entender a simbologia de nossos orixás, nossos guias. Talvez por desconhecimento de muitos, a intolerância religiosa volta, e em vários momentos é muito presente, e em muitos deles velada, mas nos vamos ser resistência sempre”, ressaltou. 

Foto-Volmer Perez /Secom

Juliano de Oxum falou sobre o postal, que segundo ele, foi uma construção coletiva para uma tradição que é milenar. Lembrou da luta que foi para demarcar espaço do Bará no local, e após, a colocação do adesivo, a exemplo do que existe Mercado em Porto Alegre. “Após estas conquistas, agora todo ano se faz um lançamento para fortalecer essa cultura”, afirmou, ressaltando que primeiro foi uma placa, depois um QR Code Turístico, um documentário, atividades em parceria com a Secretaria de Educação (SME), trazendo estudantes para conhecer o espaço, e agora o Postal Turístico. 

O Bará é considerado um símbolo da religiosidade afro-brasileira no município, e representa a proteção, a fartura e a bertura de caminhos. Localizado em uma encruzilhada simbólica, no centro do Mercado, sua presença, também está associada ao racismo e à intolerância religiosa. O Postal Turístico em sua referência é uma parceria da Secretaria de Turismo com o Babalorixá Juliano de Oxum do Ilê Axé Reino de Oxum Epanda, Xapanã Jubeteí.

Notícias Relacionadas

Limpeza e revitalização de placas turísticas

Limpeza e revitalização de placas turísticas

Selo irá qualificar motoristas de aplicativo e taxistas para acesso especial na Fenadoce

Selo irá qualificar motoristas de aplicativo e taxistas para acesso especial na Fenadoce

Prefeitura na Feira Nacional de Genética

Prefeitura na Feira Nacional de Genética

Lançamento do Postal Turístico em referência ao Bará do Mercado será na segunda-feira  (30)

Lançamento do Postal Turístico em referência ao Bará do Mercado será na segunda-feira (30)