
Praça Coronel Pedro Osório está com a nova iluminação concluída
*Com colaboração de Marina Amaral
Mais uma área da cidade é modernizada com iluminação em LED. O novo sistema, concluído na praça Coronel Pedro Osório, foi entregue, simbolicamente, pela prefeita Paula Mascarenhas ao uso da comunidade pelotense e visitantes no cair da noite da quarta-feira (28). O deputado federal Daniel Tzreciak (PSDB) também participou do ato.
Paula conferiu a mudança no local e frisou a segurança garantida por meio da iluminação. “É como se a noite virasse dia, como eu sonhava em ver a Praça. Ela está do jeito que merecia estar e do jeito que todos os pelotenses mereciam ver”, completou.

Entrega simbólica foi realizada no final da tarde dessa quarta-feira (28) - Foto: Gustavo Vara
A praça Coronel Pedro Osório é ponto de partida ou passagem de seis vias públicas: rua 15 de Novembro, Marechal Floriano, Padre Anchieta, Lobo da Costa, Félix da Cunha e Barão de Butuí. É o coração da cidade, com oito entradas de acesso à área central, onde se localiza a Fonte das Nereidas – chafariz importado da França em 1873 pela Companhia Hidráulica Pelotense.
A execução do projeto de iluminação em LED, pela empresa Eletrotec Sistemas de Energia Ltda, esteve sob responsabilidade do Município, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). O secretário Roberto Ramalho comenta que “uma das missões confiadas à Seplag era iluminar o coração de Pelotas, como carinhosamente é chamada a Praça. Após elaboração de projeto complexo e busca de recursos, conseguimos realizar a obra”.
“Hoje, a cidade recebe uma área totalmente iluminada, tanto no seu interior como no entorno. A noite, agora, vira dia na Praça Coronel Pedro Osório. Isso representa mais segurança para os cidadãos; é carinho com os cidadãos”, completou Ramalho.
Saiba o que mudou
Os canteiros principais receberam a instalação de oito postes metálicos de 9 metros. Nos oito caminhos internos que convergem ao chafariz, foi implantada iluminação ornamental em 148 estruturas com 4,5 metros de altura.
O sistema de iluminação em LED produz luz branca, fria, com maior alcance para visualização. É mais econômico em consumo e durabilidade, além de gerar mais claridade. Os postes ornamentais receberam luminárias de 75 Watts e refletores de 150. Cada estrutura de 9 metros foi equipada com quatro luminárias de 200 Watts.

Foto: Gustavo Vara
No entorno, os 34 pontos de luz nos postes da Companhia de Energia Elétrica foram substituídos por LED. Os recursos para a execução do projeto são oriundos do PAC Mobilidade Urbana.
“É mais um projeto que vira realidade, assim como vários no entorno da própria praça, como a transformação do Calçadão, da Marechal Floriano, da iluminação do Mercado, da avenida Saldanha Marinho e do Largo de Portugal, das ruas General Osório e Marechal Deodoro, dentre outras. Todas essas obras foram iniciadas ou concluídas no governo da prefeita Paula”, lembra o secretário Roberto Ramalho.
A praça Coronel Pedro Osório está inserida no Centro Histórico – conjunto com itens, a exemplo da arquitetura, reconhecidos como patrimônio histórico nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).