Unidade móvel esteve no cruzamento das avenidas Bento Gonçalves e Juscelino Kubitschek de Oliveira nesta terça-feira. Na quarta-feira (22), o sistema atenderá na Ambrósio Perret

Prefeita acompanha atividades do Trailer da Vacina

Unidade móvel esteve no cruzamento das avenidas Bento Gonçalves e Juscelino Kubitschek de Oliveira nesta terça-feira. Na quarta-feira (22), o sistema atenderá na Ambrósio Perret
Por Marina Amaral 21-12-2021 | 17:07:22
Tags: prefeita, trailer da vacina, imunização, sistema itinerante

Nesta terça-feira (21), quando o Trailer da Vacina esteve na avenida Bento Gonçalves esquina Juscelino Kubitschek de Oliveira, a prefeita Paula Mascarenhas compareceu ao local para acompanhar o processo de aplicação da proteção contra a Covid-19 e de demais imunizantes destinados à população adulta. O sistema itinerante é uma iniciativa do Município para ampliar a imunização em Pelotas.

Enquanto percorria a fila, a chefe do Executivo conversou com quem aguardava a vez para se imunizar, ouvindo opiniões e, também, lembrou sobre o novo serviço de testagem contra o coronavírus, localizado no Mercado Público e no Pelotas Parque Tecnológico. Paula conheceu a estrutura interna do trailer utilizado. 

“Nossa ideia é justamente estimular a população a se imunizar, facilitando o processo, levando o ponto de aplicação até o local mais perto das pessoas. A procura está grande e tem muita gente fazendo a segunda e terceira dose contra a Covid-19, mas também esperando a vacina contra a gripe. Muita gente elogiou a iniciativa da Prefeitura. Então, o Trailer veio para ficar”, afirmou Paula.
Fotos: Gustavo Vara

O público poderá procurar a unidade móvel de imunização, nesta quarta-feira (22), na praça Nova República com a rua Pedro Machado Filho, na Ambrósio Perret, das 9 às 17h. 

Vacinas disponíveis

Além das doses contra a Covid-19, a comunidade também pode receber as aplicações de outros imunizantes, como o da gripe, hepatite B, tríplice viral e difteria e tétano (dT)), comprovando a necessidade com a apresentação da Carteira de Vacinação e do documento de identidade, para avaliação da situação vacinal. Para ficar em dia com as vacinas, é necessário apresentar a documentação exigida para cada situação. 

Confira os próximos locais

* Quarta-feira (22) - praça Nova República com a rua Pedro Machado Filho (praça da Perret) - Ambrósio Perret 

* Quinta-feira (23) - rua Luiz Alves Pereira entre Iseus Barbosa Prata e Vicente Martins Real - Vasco Pires 

* Segunda-feira (27) - rua General Osório, 51 - Loteamento Barão de Mauá 

* Terça-feira (28) - rua Albuquerque de Barros, 650 - Cerquinha 

* Quarta-feira (29) - rua Abrilino Ferreira Cardoso, 2.976 - Sítio Floresta 

* Quinta-feira (30) - avenida Zeferino Costa, próximo ao número 2.522 - Loteamento Eldorado 

Documentação para vacinação contra o coronavírus

Para 1ª e 2ª dose: 

- comprovante de residência; 

- documento de identidade; 

- Cartão SUS ou CPF; e 

- Carteira de Vacinação para comprovar a primeira dose (para quem vai receber a segunda). 

Para 3ª dose

Pessoas com 18 anos ou mais: 

- documento de identidade; e, 

- Carteira de Vacinação para comprovar as duas doses ou o esquema vacinal completo, com quatro meses de intervalo desde a última aplicação. 

Imunossuprimidos: 

- documento de identidade; 

- Carteira de Vacinação; e 

- atestado-padrão, confeccionado pela Prefeitura, que está disponível no site do coronavírus.  

Orientações da SMS

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que, como regra, todas as vacinas recomendadas no Calendário Nacional de Vacinação podem ser aplicadas no mesmo dia. Não é mais preciso aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação do imunizante contra a Covid-19 e qualquer outro do calendário. 

Importante relembrar que continua a orientação às pessoas que apresentarem sintomas gripais de não comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.

Notícias Relacionadas

Pelotas mantém número inalterado de casos de dengue

Pelotas mantém número inalterado de casos de dengue

MinC afirma repasse e apoio permanente à Praça CEU das Artes do Dunas

MinC afirma repasse e apoio permanente à Praça CEU das Artes do Dunas

Pelotas apoia Enani 2024

Pelotas apoia Enani 2024

Mais de 50% dos idosos já estão vacinados contra gripe

Mais de 50% dos idosos já estão vacinados contra gripe