ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Geral

Prefeita acompanha atividades no Simões Lopes neste sábado

Ação que integra o projeto Cadastro no Bairro busca facilitar o acesso dos moradores aos serviços oferecidos pelo Município, como inscrição e atualização do CadÚnico, voltado à população de baixa renda

24-09-2022 | 19:15:05

A Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, acompanhou neste sábado (24), uma série de atividades que ocorreram durante o dia na Unidade Básica de Saúde (UBS) Simões Lopes. Durante a ação, a população de baixa renda pôde realizar a inscrição e atualização do Cadastro Único para programas sociais (CadÚnico) no local. Foram realizados no total 151 atendimentos durante o evento.

Conforme a Gestora, diversas ações tem sido realizadas para reduzir o tempo de espera nas filas para atualização e cadastro do serviço nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros. “Estamos buscando várias alternativas para evitar o transtorno das filas. O evento reuniu o útil ao agradável, muita parceria em um evento que existe para facilitar a vida das pessoas e também permitir o acesso ao cadastro único que é muito importante”.

Na unidade, além da proteção contra a poliomielite para crianças de um a quatro anos, os moradores receberam orientações sobre saúde bucal e puderam realizar o cadastro no programa Saúde da Família, cujo objetivo é acompanhar a saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na praça ao lado da UBS Simões Lopes foram instalados pula-pula e brinquedo inflável para os pequenos se divertirem e para jovens e adultos estiveram disponíveis: corte de cabelo, design de sobrancelha, aferição da pressão e teste de visão de forma gratuita à população.

Atividades no Simões Lopes I Fotos: Michel Corvello

Equipes da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) disponibilizaram mudas de árvores frutíferas para os presentes e tutores de cães e gatos puderam realizar o cadastro para agendamento da castração de até cinco animais através da Ouvidoria. Também integrou a atividade o Brechó Solidário, da Secretaria de Assistência Social (SAS), com doação de roupas e calçados.

A próxima ação de atualização e cadastro do CadÚnico está prevista para ocorrer no bairro Sanga Funda, daqui a 45 dias.

Estiveram presentes no evento os secretários da SQA, Eduardo Schaefer, SAS, Tiago Bündchen e Cultura, Paulo Pedrozo.

Agendamento online do cadastro único

Além dos agendamentos presenciais nos Cras, no dia 30 de setembro até às 23h59, a população interessada poderá fazer o agendamento online para atualização ou inscrição no CadÚnico através do WhatssPel da Prefeitura, no número (53) 99122-8701. A ação é uma iniciativa da SAS que busca testar o recurso, visando facilitar o acesso ao serviço e diminuir o tempo de espera nas filas dos Cras do município.

Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, Unidade Básica de Saúde (UBS) Simões Lopes, Cadastro Único para programas sociais (CadÚnico)