ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Prefeita acompanha encerramento do ACT na Emei Zola Amaro

Turma formada por 12 cuidadores encerrou as atividades da política pública, que prevê o fortalecimento de vínculos entre pais e filhos e integra o Pacto Pelotas pela Paz

Por Marina Amaral 04-07-2022 | 15:49:59

Nesta segunda-feira (4), ocorreu o encerramento do programa ACT - Criando Crianças em Ambientes Seguros na Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Zola Amaro, localizada no bairro Fragata. Foi a primeira turma concluída no primeiro semestre de 2022, depois que as atividades da política pública, que integra o eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz, retornaram aos educandários após as restrições causadas pela pandemia do coronavírus. A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou a cerimônia.

“Ver essa política pública renova as nossas energias e mostra que estamos seguindo em frente e olhando para o que precisa ser olhado. Não tem nada mais importante para uma administração municipal do que cuidar das nossas crianças. Quando acompanho as turmas do ACT, percebo que estamos cuidando do que é fundamental. Quando podemos estimular pais e mães a serem mais protetores, estamos formando pessoas melhores e criando uma cidade de paz”, destacou Paula.
Fotos: Gustavo Vara

Acompanhou o ato a chefe de Gabinete da prefeita, Kelli Baum.

Pais mais preparados para lidar com seus filhos

Ao todo, 12 cuidadores participaram dessa turma, que teve os ensinamentos ministrados pela facilitadora Shaiany Gonçalves. Durante o encerramento das atividades, pontuaram que a metodologia socioemocional ajudou a melhorar o tratamento com os filhos. Os pais aprenderam a se abrir mais e, segundo eles, a não passar aos pequenos o que eles próprios viveram e sofreram durante a infância. As famílias vão ter um encontro mensal com a facilitadora.

Foto: Gustavo Vara

Camila Belea, 32 anos, tem três filhas, e afirmou que o ACT transformou sua forma de conviver em família. “Aprendi a escutar melhor minhas filhas e levei isso para dentro da minha casa: me tornei uma mãe, filha e esposa melhor. O programa muda a nossa visão como pais. Há uma mudança para melhor e, se praticarmos o que é ensinado, nos tornamos pessoas melhores”, contou.

“Os pais são exemplos o tempo inteiro, e os que concluíram essa turma demonstraram, durante todas as sessões, o interesse de ser espelho para seus filhos. Através da dinâmica do programa, eles conseguem rever o estilo parental que foram criados e como desejam criar seus filhos”, afirmou a coordenadora do programa do Município, Alicéia Ceciliano.

Primeira cidade a tornar o ACT uma política pública

O programa ACT – Criando Crianças em Ambientes Seguros integra o eixo prevenção do Pacto Pelotas pela Paz e é baseado em uma metodologia socioemocional, com ações fundamentadas no fortalecimento de vínculos entre crianças, pais e cuidadores. Pelotas é a primeira cidade do mundo a tornar a metodologia uma política pública municipal.

pacto pelotas pela paz, act, emei zola amaro