Exercício do Plano de Defesa da Cidade, com simulação de roubo a banco, envolveu órgãos de segurança pública de Pelotas

Prefeita acompanha exercício de defesa da cidade

Exercício do Plano de Defesa da Cidade, com simulação de roubo a banco, envolveu órgãos de segurança pública de Pelotas
Por Marina Amaral 22-11-2022 | 15:15:10
Tags: simulação de assalto a banco, plano de defesa da cidade, brigada militar

A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou, na noite de segunda-feira (21), o exercício do Plano de Defesa da Cidade (PDC) de Pelotas, da Brigada Militar (BM), com simulação de assalto a banco. O treinamento ocorreu na agência do Banco do Brasil, na rua Lobo da Costa, no Centro, organizado pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul (CRPO-Sul) e envolveu órgãos de segurança pública municipais, como a Secretaria de Segurança Pública e a Guarda Municipal, além de estaduais e federais.

O exercício simulou uma ocorrência com assaltantes e reféns, integrantes de uma companhia de teatro, a fim de orientar a população. Um telão mostrava cenas já gravadas, elucidando como cada força de segurança é acionada em situações desse tipo, como é feito o deslocamento e as operações de repressão de todas as instituições, desde a Brigada Militar até o Samu e o Instituto Geral de Perícias (IGP), por exemplo, e como elas se posicionam e atuam no local do crime.

“É importante a preparação e treinamento integrado das forças de segurança para que, caso esse tipo de situação ocorra, todos estejam preparados e treinados para proteger a comunidade. Fico muito orgulhosa em ver que em Pelotas foi fácil realizar essa atividade, pois já há uma integração de mais de cinco anos do nosso Pacto Pelotas pela Paz”, afirmou a gestora municipal.
Fotos: Rodrigo Chagas

O exercício

O assalto a banco na modalidade domínio de cidade, também chamado de novo cangaço, dá-se com utilização de reféns, conforme explicou o comandante do CRPO-Sul, coronel Cláudio Goggia, e já foi registrado em vários pontos do Brasil. “Foram 30 dias organizando o treinamento, com cerca de 150 pessoas envolvidas”, diz Goggia. Apesar de não haver registros de assaltos a banco em Pelotas no último ano, a cidade foi escolhida para a simulação devido a sua importância econômica.

O subcomandante geral da Brigada Militar, coronel Douglas Soares, frisou que a simulação tem como objetivo capacitar os operadores para enfrentamento a esse tipo de crime, de forma a minimizar os danos colaterais. Essa atividade visou capacitar Pelotas e Zona Sul, onde estão localizados 149 estabelecimentos bancários. Exercícios semelhantes já foram realizados em Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Santo Ângelo, Santa Maria, Santana do Livramento e Santa Cruz do Sul, sendo Porto Alegre o próximo local a sediar o treinamento.

Fotos: Rodrigo Chagas

Pacto Pela Paz

O secretário de Segurança Pública, José Apodi Dourado, aproveitou para reafirmar a importância do Pacto Pelotas pela Paz para garantir a segurança na cidade. “Desde 2017, trabalhamos com o Pacto e um dos carros-chefes da política pública municipal é a integração, que faz com que Pelotas seja uma cidade segura, principalmente na mortalidade violenta, um índice que reduzimos drasticamente com a integração de todos os órgãos de segurança”, destacou.

Participações

Também participaram da simulação o delegados de Polícia Civil, Márcio Steffens, da Polícia Federal, Rafael Domingues Mardini, dos Serviços Penitenciários, Deisy Vergara, o comandante do 3º Batalhão de Bombeiro Militar, tenente-coronel Gerson Rodrigues, o comandante do Batalhão de Aviação da BM, tenente-coronel Leandro Brandão dos Santos, o chefe da 7ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal, Sérgio Bilhalva, o comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais, tenente-coronel Santos Rocha, o coordenador regional do IGP, Paulo Barragan, a coordenadora do Samu, Sabrina de Lima, e o agente de Segurança da Caixa Econômica Federal, Luís Felipe, além da Guarda Municipal, representada pela comandante Cíntia Aires, a Secretaria de Transporte e Trânsito, o 5º Batalhão de Polícia de Choque, o 1º Batalhão Ambiental da BM e o 2º Batalhão Rodoviário da BM.

Notícias Relacionadas

MinC afirma repasse e apoio permanente à Praça CEU das Artes do Dunas

MinC afirma repasse e apoio permanente à Praça CEU das Artes do Dunas

Prefeitura mobiliza frentes de trabalho para cenário de chuvas

Prefeitura mobiliza frentes de trabalho para cenário de chuvas

Prefeitura passa a utilizar cotas nas seleções públicas

Prefeitura passa a utilizar cotas nas seleções públicas

Guarda Municipal prende dois suspeitos em ações distintas

Guarda Municipal prende dois suspeitos em ações distintas