
Prefeita conhece programa sobre farmácias solidárias
A prefeita Paula Mascarenhas recebeu, no Paço Municipal, nesta quinta-feira (20), a deputada estadual Fran Somensi (Republicanos). Durante o encontro, a chefe do Executivo conheceu detalhes do funcionamento do programa que permite a implantação de farmácias solidárias nos municípios.
A iniciativa da parlamentar, que também é farmacêutica, prevê a criação de uma farmácia solidária, a partir da doação de medicamentos pela comunidade e amostras grátis de consultórios e distribuidoras, como forma de evitar desperdícios e expandir o acesso aos remédios. A prefeita foi receptiva à ideia. "É uma proposta inovadora da deputada Fran, que já está em vários municípios. Um projeto de economicidade e solidariedade, que acho que tem tudo para dar certo em Pelotas", afirmou Paula. A prefeita informou que levará a matéria ao conhecimento da Secretária Municipal de Saúde.
Prefeita recebeu a deputada autora do programa. Fotos: Gustavo Vara.
Proposta passa a ser lei estadual
A proposta foi transformada na Lei Estadual 15.339, sancionada pelo governo do Estado em 2019. A iniciativa já está em execução em 12 municípios gaúchos, entre eles, Morro Redondo, na região de Pelotas.
"A ideia é baseada no reaproveitamento junto à comunidade e também consultórios. Todas as doações passam por uma triagem rigorosa pelos profissionais da área, como forma de ampliar o atendimento à população com medicamentos que, às vezes, não estão disponíveis nas farmácias municipais", explicou a parlamentar.
Ainda segundo a autora da Lei, desde a implantação em Farroupilha, em 2015, mais de 23 mil pessoas já foram beneficiadas com o serviço, gerando uma economia em torno de R$ 3 milhões.