
Prefeita conhece UTI do Hospital Unimed Pelotas
A prefeita Paula Mascarenhas prestigiou, nesta sexta-feira (24), a inauguração da obra da UTI do Hospital Unimed Pelotas, no complexo de saúde localizado no bairro Três Vendas. A Unidade de Terapia Intensiva contará com dez leitos adultos, tecnologia de ponta e olhar cuidadoso e humanizado que o município e região precisam. A chefe do Executivo foi homenageada devido à parceria que mantém com instituição de saúde.
A UTI será oficialmente aberta no primeiro trimestre de 2024 e a inauguração é realizada junto com a comemoração de 45 anos da instituição, que também contará com o serviço de transporte aeromédico da Uniair, a fim de disponibilizar atendimento de qualidade e com agilidade para os clientes. Pela dedicação e investimento da presidente da Unimed Pelotas, Rosana van der Laan, da direção e de toda a equipe do hospital, a gestora municipal cumprimentou e parabenizou.
“Essa é a melhor UTI do Estado e está aqui em Pelotas. Mesmo sendo para pacientes privados, clientes da Unimed, é muito importante para a cidade contar com essa estrutura, pois ela serve de parâmetro, inspiração e exemplo. Essa Unidade coloca a saúde em um patamar de qualidade que, de alguma forma, se alastra para fora dos muros desse hospital e acaba chegando nos equipamentos de saúde pública”, avaliou Paula.
Prefeita prestigiou a inauguração da obra da UTI - Fotos: Gustavo Vara
A presidente da Unimed Pelotas definiu que a UTI será espaço com humanização, calor humano e altos níveis de Medicina, além de um marco entre o antes e depois da instituição, pois dará sustentação para que o hospital receba e atenda pacientes mais graves.
Durante o evento, foram descerradas as placas de 25 anos da Uniair e o selo de 45 anos da Unimed Pelotas. Também foi inaugurada a Galeria dos Presidentes, com fotografias da presidência atual e de todos os demais.
Como será a Unidade
A UTI do Hospital Unimed Pelotas terá dez leitos adultos com acomodações individuais, semelhantes a quartos, o que permite autonomia e privacidade, tanto para pacientes quanto familiares, conforme explicou a médica intensivista cooperada, Marina Bainy, que trabalhou no projeto da Unidade por mais de dois anos. Ela destacou que a equipe irá priorizar a humanização do processo e qualificação da dinâmica assistencial.

Visita ao leito da UTI do Hospital Unimed Pelotas - Foto: Gustavo Vara
A tecnologia de ponta permitirá conectividade total entre pacientes e os profissionais de saúde, que terão informações acerca dos ventiladores mecânicos, monitores, bombas de infusão e movimento das camas. Tudo será monitorado em tempo real nos quartos e em pontos estratégicos da Unidade.
Dentro dos quartos, não existem obstáculos para amplitude de movimento, o que, segundo Marina, agrega qualidade de cuidado. Os ventiladores mecânicos são modernos e, os monitores, multiparâmetros. O espaço também conta com área de round para os profissionais realizarem seus estudos de caso.