Cerimônia teve a participação de três mulheres que ocupam cargos de liderança em Pelotas

Prefeita e convidadas abrem a Semana da Mulher

Cerimônia teve a participação de três mulheres que ocupam cargos de liderança em Pelotas
Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 09-03-2021 | 15:21:11
Tags: semana da mulher , liderança , luta , violência , pandemia

Uma live realizada no fim da tarde de segunda-feira (8), transmitida pelo Facebook da Prefeitura, abriu a Semana da Mulher, que tem como tema “Mulheres na Liderança na Cidade de Pelotas – Enfrentando a pandemia e o novo normal”. O painel contou com a presença da prefeita Paula Mascarenhas, da secretária de Saúde, Roberta Paganini, e da reitora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Isabela Andrade.

A prefeita lembrou a luta histórica por igualdade e os espaços já conquistados pelas mulheres, mas que, ainda, não chegaram onde querem. Ela disse que as mulheres ainda são minoria em cargos de poder, embora maioria no Brasil, e que existem muito mais candidatos homens e um número mínimo de cadeiras para mulheres, no parlamento, deveria ser garantido. Paula também avaliou que, no século XXI, o fato de ainda existir violência contra as mulheres é algo incrível e que essa é a principal luta. 

Para as participantes, a pandemia mostrou o protagonismo da mulher que, em Pelotas, compõe 75% da equipe de saúde na linha de frente do enfrentamento. “Mulheres anônimas, que estão lutando pela nossa vida, pelo nosso conforto, pelo nosso futuro, que mais se arriscaram”, disse a prefeita. Mulheres também são maioria na educação - professoras precisaram aprender a ensinar de uma forma completamente nova nas aulas remotas.

A pandemia revelou importantes lideranças, tanto no seu enfrentamento quanto nas diversas áreas que continuam demandando atenção das autoridades de igual forma ou com ainda mais dificuldades do que antes dessa situação se instalar. 

Paula foi a primeira prefeita eleita (e reeleita) de Pelotas. Lembra que nem todas querem ser prefeitas ou ter algum cargo nesse meio, mas que precisam ter a liberdade e o direito de atuar na área que desejarem. Para ela, além da responsabilidade de fazer bem tudo o que faz, precisa considerar que é uma mulher e será julgada também por isso - e, assim, todas as mulheres serão julgadas.

Ela afirma que nunca se omitiu nas decisões que precisou tomar no último ano, mesmo diante de tantas incertezas e inseguranças. “Eu sempre procurei pautar a minha conduta pelo diálogo e encontrar solução equilibrada. Meu valor sempre foi a vida humana. Tento colocar economia e saúde no mesmo barco, mas, neste momento, não tem como contentar a todos. É preciso tomar a decisão por um lado, que é o de salvar vidas. Economia, trabalho, desenvolvimento - a gente vai sofrer muito. Mas, vai recuperar”

Isabela, que é engenheira, sabe bem como isso funciona. Antes de ser professora da UFPel, atuou em outras áreas da sua formação. Algumas vezes, chegou a ouvir comentários como “o que uma mulher entende de obra?”, e precisou provar que era qualificada para a função. Para ela, é necessário reconhecer as barreiras que impedem as mulheres de ocupar tantos ou mais cargos do que os homens, já que são sérias, responsáveis e, ao mesmo tempo, integradoras. 

Para Roberta, personagem central no enfrentamento à pandemia, as mulheres são conciliadoras, motivam a equipe e se preocupam com as famílias dos pacientes. Além de toda a nova estrutura para atender aos casos de coronavírus, a rede de saúde precisa continuar funcionando para toda a demanda comum – atenção primária, especializada e hospitalar. Desde o início da pandemia, trabalham com incertezas e sem tempo e todas as informações necessárias para tomar decisões. Ela diz ser gratificante ter realizado esse trabalho, diante de tantos desafios. “Estamos seguindo o caminho certo, embora com tropeços, sem dúvida, pelo esforço de todos”.

A live da segunda-feira segue disponível no Facebook da Prefeitura, para quem quiser assistir. A programação da Semana da Mulher segue até sábado (13). Confira e acompanhe.

Terça-feira (9)

19h30min - Live da Associação Comercial de Pelotas, com o tema “Mulheres a Liderança” – com a participação da psicóloga organizacional, especialista em terapia cognitivo comportamental, com MBA em gestão empresarial, mestre em educação e doutora em ciências médicas, Sibelie Valente; da publicitária, pós-graduada em Marketing pela ESPM-RS e pós-graduanda em biopsicologia pelo Instituto Visão Futuro, Stela Nesello; com mediação da diretora de Mulheres Empreendedoras da Associação Comercial de Pelotas, Theia Bender.

A Live será transmitida pela página da Associação no Facebook e pelo canal no YouTube.

Quarta-feira (10)

16h - Apresentação virtual da exposição “Mulheres Negras do Brasil”, idealizada por Priscilla Mont-Serrat, mestre em Artes Visuais da UFPel. A exposição estará disponível, no Mercado Central, quando o Município sair da bandeira preta. Participação da gerente de Manifestações Populares da Secretaria de Cultura (Secult), Helenira Brasil Dias.

Ações 8 de Março (8M)

Distribuição de kits de higiene e material informativo sobre os serviços da Prefeitura na Casa Luciety.

Quinta-feira (11)

Ações 8 de Março (8M)

Distribuição de kits de higiene e material informativo sobre os serviços da Prefeitura no Cadastro Único, Centro Pop, Plantão Social, Restaurante Popular e Lar de Idosos.

Sexta-feira (12)

16h – Live no Facebook do Centro de Referência da Mulher , “A importância da rede de apoio no enfrentamento à violência contra a Mulher”, em alusão ao aniversário de sete anos do Centro de Referência da Mulher Professora Cláudia Pinho Hartleben, comemorado no dia 13 de março, pautando as ações da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher, com a participação da coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher, Manoela Rodrigues, da coordenadora do Centro de Referência da Mulher, Paola Fernandes, e da Guarda Municipal, responsável pelo Observatório, Cintia Aires.

Sábado (13)

2ª Edição: Dia de Encontro com Mulheres - Oficinas de Axé; Dança do Ventre, Dança de Salão e Ritmos, transmitidas pelo Canal da Secretaria de Cultura (Secult) Youtube.

  

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Notícias Relacionadas

Conab entrega 13,8 toneladas de alimentos a famílias de Pelotas

Conab entrega 13,8 toneladas de alimentos a famílias de Pelotas

Prefeito participa da assinatura de acordo da UFPel com o Museu do Hip-hop

Prefeito participa da assinatura de acordo da UFPel com o Museu do Hip-hop

Prefeitura mobiliza equipes e alinha ações de emergência

Prefeitura mobiliza equipes e alinha ações de emergência