
Prefeita e gestores discutem maus-tratos aos animais
Na tarde dessa quarta-feira (31), a prefeita Paula Mascarenhas participou de um encontro virtual com representantes das secretarias de Saúde (SMS) e de Qualidade Ambiental (SQA), para tratar sobre questões que envolvem os maus-tratos aos animais em Pelotas. No que tange a essa temática, os participantes relataram o trabalho de cada pasta, as novidades e os problemas enfrentados.
Paula, sempre atenta à causa animal, iniciou a sua fala afirmando que a discussão do tema dos maus-tratos é essencial no Município. Ela citou o Comitê Municipal de Proteção Animal (Comupa), que envolve várias secretarias no assunto, e também citou as questões das castrações e da necessidade de ampliar o Canil Municipal.
“Precisamos dar uma resposta eficiente para a sociedade. Ideias não nos faltam; o que faltam são recursos. (...) Precisamos criar uma política pública que responda às demandas”, frisou a chefe do Executivo.

Castrações e necessidade de aumentar o Canil Municipal também estiveram em pauta ─ Imagem: Reprodução da internet
Providências às demandas
Em relação à retomada das castrações, a chefe da Vigilância Ambiental da SMS, Isabel Madrid, lembrou que está aberto, desde o início de março, o edital de contratação de uma empresa que se responsabilize pelo processo. A ideia é que se continue a realizar 200 esterilizações mensais, de animais errantes e/ou semidomiciliados. Para não perder mais tempo, enquanto o processo do Castramóvel não é finalizado, o Município fez a compra direta de mais 130 castrações.
Já o secretário de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer, explicou que mais da metade das denúncias da Secretaria versam sobre maus-tratos. Essa demanda aumentou no primeiro semestre deste ano, mesmo com a pandemia da Covid-19.
“A sociedade tem um olhar mais atento para essa questão, então cabe ao governo e às secretarias se organizarem para criar uma melhor estrutura”, afirmou Schaefer.
Deliberações da reunião
Após a discussão sobre o tema, ficou decidido que as equipes irão se mobilizar para garantir o repasse de recursos para a reforma e ampliação do Canil Municipal e, consequentemente, garantir mais vagas aos animais. Além disso, será preciso contratar mais profissionais para trabalhar no local.
Também participaram do encontro a chefe de Gabinete da Prefeita, Kelli Baum; a diretora das Vigilâncias em Saúde, Tamires Furtado; e o chefe de Fiscalização da SQA, Everton Brignol.
Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal WhatsPel.