
Prefeita e vereadora conversam sobre ações de proteção animal
A prefeita Paula Mascarenhas e a vereadora Marisa Schwarzer (PSB) estiveram reunidas na tarde desta sexta-feira (16). No encontro, realizado de maneira virtual, foram debatidos assuntos diversos referentes à proteção animal.
Durante a reunião, foi detalhada a situação do projeto que prevê a substituição do transporte com tração animal por outro meio que evite o uso de cavalos - tema discutido pelo governo desde 2017. A Prefeitura trabalha, desde o mandato anterior, na construção de uma alternativa, economicamente viável, para a substituição dos veículos de tração animal (VTA), conhecidos como charretes e, geralmente, utilizados para coleta de materiais reciclados.
A prefeita informou à vereadora que o Comitê Municipal de Proteção Animal (Comupa) tratou do projeto junto ao Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), que deverá apresentar uma proposta. Paula disse que a parlamentar será bem-vinda nas discussões junto ao Comupa, para que Pelotas alcance um modelo ideal, que sirva também aos objetivos dos trabalhadores que utilizam charretes como meio de transporte.
A legisladora também apresentou à prefeita outras propostas relacionadas aos animais, como a instalação de comedouros em espaços públicos e de uma farmácia pet junto à Secretaria de Assistência Social (SAS). Paula afirmou que as pautas serão analisadas.
Outra sugestão feita por Marisa foi a de que as pessoas que comparecem aos drives-thrus de vacinação, por exemplo, possam fazer a doação de um quilo de ração animal. A Assistência Social do Município seria responsável pela arrecadação. O alimento poderá ser distribuído ao Canil Municipal, às protetoras e às famílias carentes da cidade, que tenham animais. A ideia é que a população já possa fazer a doação a partir da próxima semana.
Os secretários de Assistência Social, José Olavo Passos, e o de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, acompanharam as conversas.