ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Prefeita palestra no 7º Congresso Pacto Pelo Brasil

Pacto Pelotas pela Paz foi apresentado como política pública comprometida com a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Por Marina Amaral 28-07-2023 | 10:38:00

A prefeita Paula Mascarenhas apresentou, nessa quinta-feira (27), o Pacto Pelotas pela Paz na primeira etapa do 7º Congresso Pacto Pelo Brasil, evento promovido pelo Observatório Social do Brasil. Convidada a expor a política pública municipal, que recebeu o Prêmio Cidades Sustentáveis 2023, a gestora participou do painel Incentivo ao Desenvolvimento de Políticas Públicas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Em junho, Pelotas foi contemplada com a premiação voltada às administrações municipais que se destacaram por ter políticas públicas bem-sucedidas, inovadoras e comprometidas com a implementação dos ODS da ONU. O Pacto Pelotas pela Paz, que ficou em primeiro lugar no eixo Governança, é um programa de segurança pública que trata do Objetivo 16: Paz, Justiça e Instituições Eficazes, conforme pontuou a chefe do Executivo pelotense.

“Cada política, publicação e ofício da administração pública deveria elencar os ODS a que ela se liga, pois isso serve como parâmetro e avaliação de nós mesmos, de forma interna, e também como referência para acompanhamento da população, imprensa e órgãos de controle. Isso é uma questão muito significativa que queremos desenvolver em Pelotas”, avaliou a prefeita.
Fotos: Michel Corvello

Projetos de prevenção à violência, como o ACT - Criando Crianças em Ambientes Seguros, Mapa de Oportunidades, Cada Jovem Conta, Start, Mão de Obra Prisional e ArtConP foram citados durante a apresentação. Também participaram do painel o secretário de chefia de Gabinete da Prefeitura de Taquaritinga do Norte (PE), Ronaldo Veiga, e o secretário de Planejamento Estratégico e Licenciamento da Prefeitura de Santo André (SP), Acácio Miranda.

Com o tema Agenda 2030: Desafios e Soluções - O que muda na vida das pessoas, empresas e cidades, o evento reúne gestores e instituições para compartilhar boas práticas e propostas para eficiência da gestão pública e empresarial, bem como fatores que favoreçam a agenda sustentável, com desenvolvimento de territórios, e que destaquem a importância dos ODS para o coletivo social. As quatro etapas são gratuitas, sendo a última, de forma presencial, entre os dias 20 e 23 de agosto em Curitiba (PR).

pacto pelotas pela paz, ODS