Prefeita participa da entrega da Comenda João Simões Lopes Neto
As atividades tradicionalistas no Rio Grande do Sul estão, aos poucos, retomando a sua normalidade. Nessa sexta-feira (17), no Centro de Tradições Gaúchas Os Farrapos ocorreu a Sessão Solene de entrega da Comenda João Simões Lopes Neto, medalha instituída pelo Poder Legislativo, através da lei 2.740/1982, para destacar pessoas que colaboram com a divulgação das tradições gaúchas. A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, acompanhada do coordenador da 26ª Região Tradicionalista (26ª RT), Márcio Adir Soares Correa, participou da cerimônia que homenageou o secretário de Cultura, Paulo Pedrozo, e a fundadora do Centro de Pesquisas Folclóricas do município, Zola Teixeira.
Prefeita Paula Mascarenhas participa da entrega da Comenda João Simões Lopes Neto. Fotos: Rodrigos Chagas
A prefeita mostrou-se emocionada com a cerimônia e agradeceu a parceria da 26ª RT, ao compreender os atuais desafios, respeitar os protocolos de segurança e ainda ajudar o próximo com ações sociais durante a pandemia. “Os homenageados são pessoas agregadoras e é isso que nós temos que ser. Que sejamos pessoas capazes de conviver com as diferenças que nos são colocadas, sempre com serenidade e empatia”, afirmou a Paula em sua manifestação.
Cerimônia que homenageou o secretário de Cultura, Paulo Pedrozo, e a fundadora do Centro de Pesquisas Folclóricas do município, Zola Teixeira. Fotos: Rodrigo Chagas
Ao receber a honraria, Pedrozo lembrou das características do gaúcho. “A Semana Farroupilha relembra toda uma história de bravura e persistência do nosso povo. É com muito orgulho que recebo esta medalha”, afirmou.
Quem representou Zola Teixeira na solenidade foi sua neta, Priscila Teixeira, que lembrou das contribuições da avó, principalmente às crianças, formando grupos de danças tradicionalistas nas escolas. “Minha avó sempre acreditou que é preciso investir nas crianças para manter a tradição”, disse a representante.
Participaram da cerimônia, o presidente da Câmara Municipal, vereador Cristiano Silva (PSDB), o juiz de direito e diretor do Foro municipal, Marcelo Malizia Cabral, além dos vereadores Paulo Coitinho (Cidadania) - Frente Parlamentar em Defesa do Tradicionalismo, da Cultura e Festa Populares de Pelotas -, Marcos Ferreira - Marcola (PTB), Miriam Marroni e Sidnei Fagundes - ambos do PT -, e o representante da Brigada Militar, major Paulo Renato Scherdien.