ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Prefeita participa da formatura dos Facilitadores em Justiça Restaurativa

Educadores fazem parte da primeira turma formada pela parceria entre Smed e Cejusc

19-04-2018 | 19:07:37

A solução de problemas de relacionamento no ambiente escolar recebeu reforços, na tarde desta quinta-feira (19), com a formatura da primeira turma de facilitadores em Justiça Restaurativa do Município. A cerimônia, que ocorreu no auditório da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), contou com a presença da prefeita, Paula Mascarenhas, e do vice, Idemar Barz.

A atuação dos novos profissionais formados pela parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), vai permitir a restituição de vínculos e a aproximação entre alunos e professores.

Fotos: Gustavo Vara

A chefe do Executivo destacou, em seu discurso, a importância de possuir pessoas capacitadas para a mediação na rede de atendimento aos jovens e crianças, e que isso irá evitar que mais pessoas se envolvam com a violência.

“Se nós tivermos uma cidade mais segura, também teremos mais saúde, educação e qualidade de vida, para conviver em um lugar melhor”, destacou a Prefeita em sua fala na cerimônia.

São 24 coordenadores e orientadores educacionais capacitados, que participaram do curso em agosto de 2017, ministrado por professores da Escola Superior de Magistratura (Ajuris). Desde então, passaram a desenvolver círculos restaurativos de construção da paz nas instituições de ensino, com o objetivo de apaziguar divergências no ambiente escolar.

O diretor do Foro de Pelotas, Marcelo Cabral, também participou do ato e relembrou o primeiro contato da Prefeitura com a metodologia da Justiça Restaurativa, que ocorreu durante o governo do prefeito Eduardo Leite.

“Essa formatura concretiza um ciclo que iniciou em 2013, quando apresentei a prefeita, na época secretária interina de Educação, a técnica dos círculos restaurativos de construção da paz. Desde então, a parceria entre Poder Judiciário e Prefeitura cresceu, culminando na formação de facilitadores, que vão transformar a realidade de alunos e professores, através do restabelecimento de vínculos”, comemorou o juiz de direito, Marcelo Cabral.

A formação dos educadores para lidar com conflitos nas escolas não irá parar na formatura destes facilitadores. A prefeita destacou, ainda, que o próximo passo é a capacitação de 25 formadores em Justiça Restaurativa, o que vai permitir que Pelotas invista em profissionais para a área, sem gerar gastos aos cofres públicos.

A metodologia dos círculos restaurativos faz parte das estratégias de prevenção social do Pacto Pelotas pela Paz, e já atingiu 400 pessoas, entre alunos e professores, através dos círculos realizados nas instituições de ensino.

O secretário da Smed, Artur Corrêa, participou do ato de graduação, assim como o vereador Luiz Henrique Viana (PSDB).

facilitadores, justiça restaurativa, primeira turma