Essa foi a primeira turma capacitada por equipe própria da Prefeitura. Metodologia socioemocional integra as estratégias de Prevenção do Pacto Pelotas pela Paz

Prefeita participa de abertura da formação de facilitadores do ACT

Essa foi a primeira turma capacitada por equipe própria da Prefeitura. Metodologia socioemocional integra as estratégias de Prevenção do Pacto Pelotas pela Paz
Por Marina Amaral 18-08-2021 | 14:18:49
Tags: pacto pelotas pela paz , ACT , estratégia infância protegida

Esta quarta-feira (18) foi marcada pelo início de uma nova formação de facilitadores do programa ACT - Criando Crianças em Ambientes Seguros. Trata-se da primeira instrução feita pelos próprios servidores integrantes da estratégia, que faz parte do eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz. A prefeita Paula Mascarenhas, primeira gestora municipal a implementar a metodologia socioemocional como política pública em uma cidade do mundo, realizou a abertura do curso.

A chefe do Executivo destacou a importância da ampliação do ACT para todas as secretarias, e o fato de a capacitação ser realizada por equipe própria da Prefeitura. 

“Esse programa impacta a vida de todos os envolvidos, e isso mostra o quanto a educação é revolucionária. Encontramos, na estratégia socioemocional, o caminho para vencer a violência. Nosso compromisso, enquanto Poder Público, é transformar vidas. Assim, podemos transformar o mundo”, enfatizou a gestora. 
Fotos: Gustavo Vara

Paula lembrou que o programa abrange vários setores. Começa com as crianças e famílias, chega até as escolas, além de envolver pessoas em situação de risco para violência e infratores e, neste mês, alcançou os ressocializandos do sistema prisional. “Isso completa o ciclo de instituições, a fim de que a cultura da paz chegue em todos”, finalizou. 

Durante a abertura, os convidados ouviram uma mensagem enviada pela idealizadora do ACT, a psicóloga brasileira, que mora nos Estados Unidos, Júlia da Silva. Ela, que atuou por 23 anos na Associação Americana de Psicologia, onde foi diretora do Escritório de Prevenção à Violência, demonstrou sua admiração pela trajetória que está sendo trilhada: “A experiência de Pelotas tem sido extraordinária.”

Também estiveram presentes o vice-prefeito Idemar Barz, a titular da 5ª Delegacia Penitenciária Regional, Deisy Vergara, e os secretários de Educação e Desporto, Adriane Silveira, de Segurança Pública, José Apodi Dourado, e de Assistência Social, José Olavo Passos.  

Várias instituições envolvidas

A formação foi destinada a profissionais dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Especializados de Assistência Social (Creas), ao Atendimento à Mulher, Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), educadores sociais da Casa de Acolhida Luciety e responsáveis pela Casa do Carinho e Programa Família Acolhedora. Todos trabalham com pessoas de alta vulnerabilidade social. 

A formação é feita pela coordenadora do ACT e diretora de Prevenção da Secretaria de Segurança Pública, Alicéia Ceciliano, e pelo psicólogo Pablo Zaffaroni. Serão seis encontros, que se estendem até a próxima sexta-feira (27). Após o treinamento, existem testes para obter os certificados. A expectativa é que, em outubro, seja aplicada a capacitação para a área da Educação.

Notícias Relacionadas

Conab entrega 13,8 toneladas de alimentos a famílias de Pelotas

Conab entrega 13,8 toneladas de alimentos a famílias de Pelotas

Prefeito participa da assinatura de acordo da UFPel com o Museu do Hip-hop

Prefeito participa da assinatura de acordo da UFPel com o Museu do Hip-hop

Prefeitura mobiliza equipes e alinha ações de emergência

Prefeitura mobiliza equipes e alinha ações de emergência