
Prefeita participa do aniversário de cinco anos do Parque Tecnológico
A consolidação da parceria entre ações do poder público, conhecimento científico e iniciativa privada, que tornaram o município um polo em tecnologia da informação e da indústria criativa, completa cinco anos e tem nome: Pelotas Parque Tecnológico. A prefeita Paula Mascarenhas participou das comemorações do espaço destinado ao empreendedorismo, nessa quinta-feira (16), que foram marcadas por lançamentos de novos projetos para a cidade.
Paula lembrou da época que antecedeu a instalação do Parque. O espaço era considerado um sonho por muitos e, quando se concretizou, coube ao Município realizar o lançamento das ideias, comentar e estimular, a fim de que a população se apropriasse. A prefeita citou Fernando Estima, atual superintendente do Porto de Rio Grande, que na época era titular da pasta de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdeti), como um dos incentivadores da iniciativa.
“O Pelotas Parque Tecnológico é um importante espaço da cidade, responsável por juntar academia, empresariado e Prefeitura. É nosso dever, enquanto Poder Público, fazer os investimentos necessários para que o local continue a crescer, pois são muitos projetos sendo apresentados aqui. O nosso Parque não para nunca de inovar. Vamos continuar inovando juntos”, declarou a gestora.

Foto: Gustavo Vara
Também durante o evento, foi divulgada uma mensagem do governador Eduardo Leite, parabenizando a instituição pelo aniversário. “O Parque Tecnológico é um dos grandes orgulhos do meu governo como prefeito de Pelotas (2011-2015), pois promove e ajuda na criação de coisas novas para a cidade, a partir da inovação e tecnologia, áreas que Pelotas é referência”, defendeu. Leite também citou o programa InovaRS, que visa consolidar o Estado como um local de inovação.
Estavam presentes na celebração o vice-prefeito, Idemar Barz, o deputado federal, Daniel Trzeciak (PSDB), o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Coitinho (Cidadania), os reitores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Isabela Andrade, José Carlos Bachettini Júnior e Flávio Nunes, respectivamente, o presidente do Conselho de Administração e a diretora executiva do Parque, Mauro Meirelles e Rôsani Ribeiro, nessa ordem, o secretário interino de Segurança Pública, José Apodi Dourado, e o assessor especial do Conselho Superior Econômico de Desenvolvimento e Inovação (Conssedi), Flávio Ferreira.
Atividades que marcam a data
A prefeita Paula Mascarenhas foi uma das convidadas a inaugurar simbolicamente a Arena da Inovação, onde serão realizados eventos sobre inovação, ciência e tecnologia, e a Linha do Tempo do Parque Tecnológico, exposta no saguão do prédio e que mostra os momentos mais marcantes desde 2019. A gestora também recebeu, da comissão organizadora do RoboPel, um kit de materiais alusivos à edição 209, realizada em julho, em agradecimento ao apoio do Município no evento.
Fotos: Gustavo Vara
A programação também contou com lançamentos do Desafio Gastronômico e do edital do concurso da Marca do Memorial do Parque, dos quais a Prefeitura é parceira, além dos projetos DPTech e a renovação do programa Parque Ativo.
A estrutura do Parque
O Pelotas Parque Tecnológico, atualmente, conta com 63 empresas que atuam na estrutura e 23 instituições parceiras. Ao todo, são gerados 267 empregos diretos e 638 indiretos. Para a diretora executiva, Rosâni Ribeiro, nestes cinco anos de atividade, o Parque pelotense consolidou um dos seus maiores diferenciais frente às demais entidades do mesmo tipo, que é a integração das ações entre Poder Público, setor privado e meio acadêmico, para fortalecimento do ecossistema de inovação.
"Mesmo passando por tantos desafios com a Covid-19, vimos empresas e entidades que não pararam de crescer neste espaço e que contribuíram para minimizar os efeitos da pandemia e, com isso, estão mudando toda a região com inovação e tecnologia”, analisou Rosâni.