
Prefeita participa do lançamento do projeto Ipê do Amor
Com o objetivo de apoiar a prevenção e diagnóstico precoce ao câncer de mama, a prefeita Paula Mascarenhas participou, nessa quarta-feira (15), do lançamento do projeto Ipê do Amor, uma parceria entre Prefeitura, Instituto Buquê do Amor (IBA) e Ciclos Saúde Singular. Por meio da iniciativa, pessoas e empresas poderão realizar doações e, em troca, receberão uma muda de ipê amarelo, doados pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) ao projeto. A renda será revertida integralmente à aquisição de exames de mamografia. Para simbolizar a largada da campanha, foi realizado o plantio de uma muda no bairro Quartier.
Durante o plantio, Paula destacou a admiração por essa iniciativa do IBA, uma vez que o projeto visa prestar todo o auxílio necessário às mulheres, desde a triagem até a realização de cirurgias, caso necessário. Além disso, oferece suporte, afeto e empatia às mulheres, algo que todas precisam quando se veem diante desta situação.
“Fico muito feliz pelo Município poder participar, com a SQA, desse projeto importantíssimo. Vamos estimular a prevenção e diagnóstico precoce, bem como disponibilizar um tratamento completo contra o câncer de mama. Também estaremos trazendo mais vida e colorindo a cidade”, destacou a chefe do Executivo municipal.

Foto: Gustavo Vara
Ajudando a população feminina e o meio ambiente
O projeto Ipê do Amor faz parte da campanha de conscientização sobre o câncer de mama, que integra o Outubro Rosa, promovida pelo Instituto Buquê do Amor e apoiada pela Prefeitura. A ideia é estimular a população e empresas a realizar doações, que equivalem ao valor de uma mamografia. A cada doação - que tem como valor mínimo R$ 50 -, uma muda de ipê amarelo será entregue ao doador, para que seja plantada em qualquer local de sua escolha.
Uma doação equivale a um exame, que corresponde a uma muda. Inicialmente, a campanha contará com 200 mudas, todas doadas pela Secretaria de Qualidade Ambiental. Toda a quantia arrecadada será revertida integralmente para a aquisição dos exames de mamografia. Todo o processo de acompanhamento das mulheres será feito pelos cirurgiões oncológicos Felipe e Rafael Kwiatkowski. As cirurgias, caso necessárias, serão realizadas na Santa Casa de Misericórdia.