18 leis foram assinadas na sessão, que aconteceu no estande da Prefeitura na 95ª Expofeira

Prefeita realiza assinatura coletiva de projetos de leis

18 leis foram assinadas na sessão, que aconteceu no estande da Prefeitura na 95ª Expofeira
Por Marina Amaral 05-10-2021 | 18:49:55
Tags: assinatura coletiva , leis municipais
* Atualizada às 8h56min de 06/10/2021

Na tarde desta terça-feira (5), ocorreu a sessão de assinatura coletiva de projetos de lei, no estande da Prefeitura na 95ª Expofeira de Pelotas. A prefeita Paula Mascarenhas realizou a assinatura de 18 leis municipais, ao lado dos vereadores autores das propostas. O vice-prefeito, Idemar Barz, e o secretário de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, acompanharam o ato. 

A chefe do Executivo municipal explicou que a ação - realizada pela primeira vez desde o início da pandemia do coronavírus - tem como propósito valorizar o processo legislativo e o trabalho executado pelos membros da Câmara Municipal. A criação de leis é responsabilidade dos vereadores, no entanto, esse serviço, muitas vezes, não tem a visibilidade que merece. Portanto, a iniciativa também busca aproximar a população. 

“O trabalho do vereador, de legislar, é técnico, de escuta, conversa e muito estudo. A sanção da lei significa aprovação por parte do Executivo, e isso terá reflexo na sociedade. O parlamento é um lugar de muita representatividade, e é onde os vários segmentos da sociedade se fazem representar, de maneira proporcional, pelos vereadores e vereadoras”, defendeu a gestora. 
Fotos: Gustavo Vara

Estavam presentes o presidente da Câmara, Cristiano Silva, e os vereadores Jone Soares e Márcio Santos, os três do PSDB, Paulo Coitinho (Cidadania), Sidnei Matias Fagundes - Sid e Miriam Marroni, ambos do PT, Reinaldo Elias - Belezinha (PSD), Cesar Brisolara (PSB), e Michel Promove e Jair Bonow, ambos do PP. Também participaram representantes das causas atendidas pelas leis, que acompanharam os vereadores na criação dos projetos.

Conheça as leis

* Lei nº 6.943: de autoria do vereador Paulo Coitinho (Cidadania), declara de utilidade pública a “Associação Base de Apoio Novo Amanhã”, comunidade terapêutica.

* Lei nº 6.946: também de autoria do vereador Paulo Coitinho, determina a inclusão de Código de Barras (QR Code), na denominação de ruas e logradouros públicos de Pelotas, com objetivo de propiciar o conhecimento sobre a história da cidade. 

* Lei nº 6.953: de autoria do vereador Jone Soares (PSDB) e Sidnei Matias Fagundes - Sid (PT), dispõe sobre a autorização de criação de programa municipal de prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), com a promoção de ações que visam conscientizar a população quanto à importância da prevenção da doença.

* Lei nº 6.968: também de autoria do vereador Jone Soares, autoriza o município de Pelotas a instituir o Programa Farmácia Solidária, que consiste na doação a título gratuito de medicamentos não utilizados e dentro do prazo de validade pela população e por empresas do segmento farmacêutico para a Farmácia Municipal e sua subsequente distribuição gratuita à população de baixa renda.

* Lei nº 6.957: de autoria da vereadora Fernanda Miranda (PSOL), dispõe sobre o uso do nome afetivo nos cadastros das instituições escolares, de saúde, de cultura e de lazer, para crianças e adolescentes que estejam sob guarda familiar, em Pelotas.

* Lei nº 6.959: também de autoria da vereadora Fernanda Miranda, garante acessibilidade nos cinemas de Pelotas para a comunidade surda, pessoas com deficiência visual e pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

* Lei nº 6.976: de autoria do vereador Márcio Santos (PSDB), autoriza o Município a reaproveitar e utilizar árvores que foram alvo de supressão e/ou remoção por parte da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), cujos troncos estiverem em adequado estado técnico de utilização, para atendimento de demandas do serviço público.

* Lei nº 6.958: também de autoria do vereador Márcio Santos, institui a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia no município de Pelotas.

* Lei nº 6.966: de autoria da vereadora Miriam Marroni (PT) e Sidnei Matias Fagundes - Sid (PT), institui a Semana Maria da Penha nas escolas municipais, a ser realizada anualmente no mês de agosto.

* Lei nº 6.952: também de autoria da vereadora Miriam Marroni, cria a campanha de conscientização para uso de máscaras PFF2 ou n95 no transporte coletivo. 

* Lei nº 6.955: de autoria do vereador Cristiano Silva (PSDB), estabelece medidas de proteção aos usuários do sistema de transporte coletivo em Pelotas.

* Lei nº 6.971: também de autoria do vereador Cristiano Silva, dispõe sobre o Boletim Escolar eletrônico nas escolas da rede pública municipal.

* Lei nº 6.955: também do vereador Cristiano Silva, a norma dispõe sobre a publicação, na internet, da lista de espera dos pacientes que aguardam por consultas (discriminadas por especialidades), exames e intervenções cirúrgicas e outros procedimentos nos estabelecimentos da rede pública de saúde do município, com intuito de trazer transparência aos serviços de saúde. 

* Lei nº 6.967: de autoria do vereador José Sizenando (DEM), institui o Programa Adote um Bicicletário.

* Lei nº 6.975: de autoria do vereador Reinaldo Elias - Belezinha (PSD), institui a Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate ao Uso de Drogas.

* Lei nº 6.956: de autoria dos vereadores Cesar Brisolara (PSB) e Reinaldo Elias, a norma autoriza o Poder Executivo a criar endereço social no município de Pelotas, com objetivo de promover a inclusão de pessoas em situação de rua. 

* Lei nº 6.977: de autoria do vereador Jair Bonow (PP), autoriza o Poder Executivo a instituir a Patrulha Rural na estrutura da Guarda Municipal, garantindo segurança aos moradores das áreas rurais.

* Lei nº 6.974: a lei nasce de uma proposição dos vereadores Cesar Brisolara (PSB) e Michel Promove (PP), e altera e inclui dispositivos na Lei Municipal nº 5.775, de 31 de dezembro de 2010, que dispõe sobre os mecanismos de controle, funcionamento e organização interna dos Conselhos Tutelares.

Notícias Relacionadas

Conab entrega 13,8 toneladas de alimentos a famílias de Pelotas

Conab entrega 13,8 toneladas de alimentos a famílias de Pelotas

Prefeito participa da assinatura de acordo da UFPel com o Museu do Hip-hop

Prefeito participa da assinatura de acordo da UFPel com o Museu do Hip-hop

Prefeitura mobiliza equipes e alinha ações de emergência

Prefeitura mobiliza equipes e alinha ações de emergência