
Prefeita recebe representante do Instituto Abrace
A prefeita Paula Mascarenhas esteve reunida, virtualmente, na tarde desta quarta-feira (9), com a integrante do Instituto Abrace, em Pelotas, Gabriela Mazza. A Instituição, que atua na causa das mães de UTI, tem ampliado a mobilização junto a autoridades públicas para garantir a vacinação contra o coronavírus para os adolescentes com comorbidades, com idades entre 16 e 18 anos.

Paula esclareceu que o Município segue as determinação do Plano Nacional de Imunização (PNI) e do Plano Estadual de Vacinação, mas compreende a necessidade do pedido e se solidarizou com a causa. A prefeita recomendou contato da Instituição com a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e com o Conselho das Secretaria Municipais de Saúde (Cosems), e disse que vai reforçar o pleito junto às autoridades dos demais níveis, responsáveis pelas diretrizes da imunização.
Segundo o entendimento da ONG, os adolescentes dessa faixa etária ficaram de fora dos grupos prioritários do PNI, mesmo já tendo a vacina Pfizer/BioNTench aprovada pela Anvisa para este público. Gabriela destacou a situação da presidente do Instituto Abrace, Denise Crispim, mãe da jovem Sofia, que tem paralisia cerebral.
Também participaram do encontro a secretária de Saúde, Roberta Paganini, e a chefe de Gabinete da prefeita, Kelli Baum.
O Instituto Abrace
O Instituto é uma Organização Não Governamental, fundada em 2006, que reúne mães cujos filhos estão em tratamento intensivo em UTI e Home Care. Com sede virtual, a ONG tem como proposta orientar e receber as famílias em tempo real, sem barreiras geográficas. Em linhas gerais, visa mostrar aos pais que eles não estão sós.