ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Prefeita ressalta os seis anos das Operações Integradas

Chefe do Executivo acompanhou reunião de trabalho e preparação das corporações

Por César Soares 20-07-2023 | 15:09:01

Nesta sexta-feira (21), as Operações Integradas realizadas pelas forças de segurança e agentes do Município completam seis anos em Pelotas. Para marcar a data, a prefeita Paula Mascarenhas acompanhou a reunião de planejamento das instituições e apresentação do efetivo, antes de mais uma atividade conjunta, na noite desta quarta-feira (19). 

Semanalmente o Observatório Municipal de Segurança Pública e os demais agentes da segurança pública e de fiscalização dos órgãos que compõem as Operações, se reúnem para avaliação, apresentação e discussões de dados. No encontro desta quarta-feira (21), a prefeita, destacou a data, enaltecendo os resultados e as conquistas ao longo desses seis anos, os quais distinguem Pelotas, na área da segurança entre outros municípios. 

Reunião de trabalho com as entidades integrantes das Operações - Fotos: Michel Corvello

"Muito importante reconhecer e registrar o alcance deste trabalho que atinge seis anos com números extraordinários de atuações, que dificilmente outro município, no país, terá. E os resultados estão aí, a redução nos crimes, da violência e agora com essa missão que estamos finalizando para o lançamento do Programa de Convivência Urbana nos próximos dias. É realmente integração na prática diária das nossas atividades", salientou Paula.

Números em seis anos

Antes do detalhamento do boletim de dados da última semana, o Observatório apresentou os números mais expressivos, ao longo destes seis anos de atuação das Operações Integradas. Conforme os registros, foram realizadas 1,7 mil operações, 343 reuniões de trabalho, dez mil horas de atividades, cerca de 700 horas apenas de planejamento, 300 relatórios produzidos, com abordagem de 35,7 mil veículos e 69,9 mil pessoas. Isso tudo, além dos significativos resultados obtidos, nos últimos anos como as reduções dos índices dos crimes violentos letais intencionais (CVLIs) em 81% e de roubo a pedestres em 68%, dentre outros. 

Durante à noite, a prefeita Paula acompanhou a reunião de concentração que antecedeu mais uma Operação Integrada, na sede do 4º Batalhão da Brigada Militar de Pelotas, e diante das equipes de todas as forças participantes, reiterou os números e a relevância do esforço coletivo. "Estamos vivenciando em Pelotas a integração efetiva, verdadeira, real, trabalhosa. Porque é fácil falar em integração nos discursos, mas fazê-la, no cotidiano é complexo e todos aqui vivem essa complexidade há seis anos. Uma missão que ajudou a salvar vidas, inclusive durante a pandemia, fez muita diferença. Tudo isso vai ficar para a história, e todos aqui terão orgulho de terem feito parte, de terem ajudado a construir algo diferente em termos de segurança pública, contribuindo para uma cidade melhor", disse Paula     

 Prefeita acompanha preparação antes do começo das ações - Fotos: Michel Corvello

O comandante do 4º BPM, o tenente coronel Paulo Renato Scherdien, reforçou que as Operações Integradas representam o compartilhamento dos problemas da cidade e a união das forças que têm gerado grandes resultados. "São seis anos de indicadores sendo reduzidos e a gente se destacando perante outros municípios, no estado e no Brasil. As operações, as forças de fiscalização e de segurança seguem firmes atuando naquilo que a comunidade nos demanda, como agora, na perturbação do sossego, e em tudo aquilo que é necessário para que tenhamos uma cidade mais tranquila e melhor de se viver", concluiu Scherdien.  

As Operações Integradas tiveram seu início em 21 de julho de 2017. São realizadas por meio de um trabalho coletivo das diferentes forças de segurança e fiscalização do município e passaram a compor também as ações do Pacto Pelotas pela Paz. Participam das ações a Brigada Militar, Polícia Civil, Bombeiros Militares, Guarda Municipal, agentes de Trânsito, agentes da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, fiscais da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU) e Defesa Civil.

Tags

Seis anos, Prefeita Paula, Brigada Militar, Operações Integradas

Carregando 0%
Carregando 0%