
Prefeitura acompanha eventos climáticos
Entre a madrugada e a manhã desta sexta-feira (22), choveu 35 milímetros em Pelotas. A Prefeitura mantém atenção constante à situação da cidade. Segundo a Secretaria de Proteção e Defesa Civil, os modelos meteorológicos elaborados pelo Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet/UFPel) indicavam a possibilidade de um volume de chuva entre 50 e 120 milímetros, além de ventos intensos e temporais com queda de granizo. Diante desse cenário, o Executivo mobilizou frentes de trabalho para atender às demandas emergenciais e minimizar os impactos à população.
Fotos: Volmer Perez e divulgação equipes
Sanep
A autarquia mantém equipes de drenagem em atuação nas sete casas de bombas, garantindo a vazão da água com mais agilidade. O trabalho nas casas de bombas Farroupilha, Castilhos, Leste, Olvebra, Anglo, Doquinhas e Pontal da Barra envolve a operação dos equipamentos e a remoção de resíduos que chegam até esses locais. Vale destacar, que o lixo que chega até as casas de bombas é oriundo do descarte irregular de lixo nas vias, o que prejudica e retarda o sistema de drenagem da cidade. A autarquia mantém equipes de plantão para atuar com o caminhão hidrojato na desobstrução da rede pluvial, se necessário.
Secretaria de Proteção e Defesa Civil
De acordo com o secretário de Defesa Civil, Milton Martins, a situação segue dentro da normalidade. As equipes estão concentradas nas áreas com maior incidência de alagamentos, realizando vistorias e monitoramento contínuo para garantir respostas rápidas às demandas da população.
Secretaria de Transporte e Trânsito (STT)
Até o momento, não foram registradas ocorrências envolvendo veículos ou falhas na sinalização devido à chuva. Agentes seguem nas ruas monitorando a fluidez do tráfego. A central da STT está à disposição pelo telefone (53) 3199.8384. No transporte coletivo urbano e rural, podem ocorrer atrasos ao longo do dia, com possibilidade de desvios e encurtamentos de trajetos, conforme as condições climáticas. A linha Andrade já opera com alterações, podendo ocorrer o mesmo com a linha Grafite.
Secretaria de Saúde (SMS)
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Pelotas enfrentam dificuldades para manter o atendimento à população nesta sexta-feira (22). Na zona rural, as UBSs Corrientes, Osório, Cerrito, Santa Silvana, Cordeiro de Farias e Vila Nova estão funcionando com horário reduzido, encerrando o atendimento ao meio-dia. A UBS Barro Duro opera com restrições devido à falta de energia elétrica. Estão sendo atendidos apenas os pacientes que já estavam no local. Após o encerramento do expediente, os moradores da região devem buscar atendimento na UBS Laranjal, que passa a ser a unidade de referência. A CEEE Equatorial foi comunicada sobre o problema, e as equipes aguardam o restabelecimento da energia elétrica.
Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)
Na zona rural, há monitoramento da situação. Conforme relato do secretário, Anderson Schimitt, as equipes da SDR estão de plantão, mas não receberam nenhuma ocorrência.
Secretaria de Serviços Urbanos (SSUI)
As equipes de drenagem percorrem os bairros para acompanhar a situação e atender as necessidades pontuais. Na avenida Zeferino Costa, entre a sede da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada e a região da Sanga Funda, um mutirão de drenagem está sendo realizado na rede pluvial com o objetivo de melhorar o escoamento da água e reduzir alagamentos.
Em casos de emergência, os moradores de Pelotas podem entrar em contato com a Defesa Civil, pelo (53) 997007575; com o Corpo de Bombeiros, pelo 193; ou com a Guarda Municipal, através do 153.