
Prefeitura acompanha situação da chuva neste feriado em Pelotas
Atualizado às 15h.
As equipes da Prefeitura seguem atentas aos problemas que a chuva, que atinge o município desde a noite de domingo (19), pode causar. O Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa Clima Temperado já registrava 60 milímetros de precipitação até às 15h desta segunda-feira, 20 de Setembro, em Pelotas. Até a primeira hora da tarde, as secretarias diretamente envolvidas no auxílio aos cidadãos haviam recebido alguns pedidos relacionados a alagamentos, mas nada relativo à queda de árvores ou outro tipo de ocorrência.
O Município está em alerta e aconselha a população a se proteger, evitando andar nas ruas, sempre que possível, e não procurar abrigo ou estacionar veículos embaixo de árvores ou fiação elétrica.
As pastas de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), de Assistência Social (SAS), de Qualidade Ambiental (SQA), de Transporte e Trânsito (STT), mais o Sanep e a Defesa Civil mantêm plantão de 24 horas para atender a situações de emergência que possam surgir.
Casas de Bomba
Os pluviômetros do Sanep registravam, até o início da tarde, 73 milímetros de chuva no município. As Casas de Bombas do Anglo e das Doquinhas ficaram sem energia elétrica durante 4h pela manhã, mas a autarquia não identificou nenhuma outra intercorrência, e tão logo a eletricidade foi restabelecida, o sistema voltou a trabalhar.
O Departamentos de Água, Esgoto e Eletromecânica mantém plantão para atendimento de emergências. Contato pelo telefone 115.
Alagamentos
As equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura informaram que receberam alguns pedidos de auxílio da comunidade, em razão de alagamentos, e que atuam neste momento em vias do Jardim Europa, no Areal, e no Sítio Floresta, nas Três Vendas.
Em caso de necessidade, a população pode solicitar apoio pelo número (53) 9 8114-1457, que também atende via Whatsaap.
Queda de árvores
A SQA informou não ter recebido nenhuma solicitação até o momento. Em caso de risco ou queda de árvores e galhações, a SQA pode ser acionada pelo telefone (53) 99118-3310. O Corpo de Bombeiros também recebe chamados nesses casos, pelo número 193.
Trânsito
Os agentes de Trânsito não identificaram, até agora, nenhuma via do município interrompida em função da chuva. As equipes seguem acompanhando a situação, para dar auxílio caso seja necessário.
Defesa Civil
A Defesa Civil não recebeu nenhum pedido de ajuda para desabrigados ou desalojados em função da chuva. O órgão atende, ininterruptamente, pelo telefone 153. Esse contato está à disposição da população para ajuda em situações de urgência.
Assistência Social
A SAS não recebeu, até o final da manhã, demandas em razão do temporal. No entanto, o plantão da pasta está atento para eventuais pedidos de ajuda que possam surgir. Roupas, alimentos e cobertores estão preparados para serem disponibilizados, caso haja necessidade.