ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Prefeitura apela para que voluntários doem sangue regularmente

Iniciativa pode garantir estoques mais seguros para atender a população

Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 26-09-2022 | 13:50:53

O Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel) tem trabalhado com baixíssimos estoques de sangue, o que coloca em risco a vida de qualquer pessoa que necessite de uma transfusão. Tem sido comum que a equipe tenha disponível apenas 10% do necessário. O apelo, agora, é para que mais do que uma doação eventual, os doadores se habituem a doar regularmente.

A assistente social do HemoPel, Márcia Lages, avalia que as pessoas são solidárias e sempre que há um apelo para que doem, elas comparecem. O problema é que as necessidades de sangue não são eventuais, são permanentes, e o hábito de doar deve ser incentivado. O ideal é que as pessoas tenham uma agenda, em que os homens se planejem para quatro doações e as mulheres para três, ao longo do ano. Com isso os estoques se manterão em nível seguro.

O atendimento para doações é feito de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h30, sem fechar ao meio-dia. O uso de máscara é obrigatório para doadores, acompanhantes e servidores durante todo o período de permanência no local.

Quem se beneficia do sangue recebido?

O HemoPel é responsável por abastecer três hospitais da cidade – São Francisco de Paula, Pronto Socorro e Beneficência Portuguesa – além de outros 23 municípios das regiões Sul e da Campanha. A queda no número de doações coloca em risco a vida de pessoas que fazem tratamento com sangue e seus derivados, assim como de vítimas de acidentes, ou seja, qualquer pessoa pode precisar de sangue.

Quem pode doar?

Pessoas saudáveis, sem sintomas gripais, que não tiveram contato com pessoas com suspeitas ou confirmação de Covid-19, podem doar. Quem teve a doença pode doar dez dias após ser considerado curado. Quem recebeu a vacina da gripe e da CoronaVac, é possível doar depois de dois dias. Para as demais vacinas contra a covid-19, são necessários sete dias de intervalo.

As regras gerais para doação são: ter idade entre 16 e 69 anos, com peso superior a 50 quilos. Porém, os adolescentes (16 e 17 anos) precisam ter autorização dos responsáveis legais. O candidato a doador deve procurar o HemoPel portando documento de identidade com foto. No dia da doação, precisa estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes por ano. Mulheres a cada três meses, até três doações anuais.

Carona

O Hemocentro oferece carona para grupos que tiverem dificuldade de chegar ao local. Para quem mora em Pelotas, o transporte está disponível para grupos de seis a 11 pessoas. Para municípios vizinhos, a carona pode ser agendada para grupos de 11 pessoas. 

Grupos, independente da carona, podem ser agendados previamente, por telefone, para que a equipe se prepare e o tempo de espera não seja grande.

O Hemocentro fica na avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense. O telefone para outras informações é o 53.3222-3002, ou pelo WhatsApp 53.98156-1209.

Tags

doação, sangue, comprometimento, regularidade

Carregando 0%