
Prefeitura apoia artista local que incentiva o turismo da cidade
A Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), apoia a live “Papo de Anjo, Negrinho e Branquinho: do turismo de cultura e de educação”, que será realizada nesta quinta-feira (18) em comemoração aos cinco anos de criação do “Mister Negrinho, o docinho que virou gente” - personagem do agente cultural e artesão Eduardo Amaro. Três secretários municipais participam da live, das 19 às 20h, via Skype, com transmissão pela página do Facebook do Mr. Negrinho.
Foto: Divulgação
Amaro adianta que estará “no personagem” durante a live, que também apresentará o teaser do documentário Cartão Postal Virtual, produzido pela Dimensio Design e Tecnologia, que celebra os cinco anos do Mister Negrinho e presta uma homenagem à sua mãe, mestra griô Sirlei Amaro (de 12/01/1936 a 28/10/2020).
“Minha filha Vitória, de 9 anos, era muito apegada a ela e protagoniza esse vídeo onde interpreta a avó quando criança, em uma história narrada pelo Mister Negrinho”, antecipa.
A live será mediada por Fabiana Menini, do Instituto Trocando Ideias, de Porto Alegre. Também participam, como convidados: a secretária de Educação e Desporto, Adriane Silveira; o secretário de Cultura, Paulo Pedrozo; o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella; a diretora de Turismo da Sdeti, Lizandra Cardoso; e da empresa Dimensio Design e Tecnologia, Beatriz Gioielli e Gabriel Maciel.
O início
Amaro vendia produtos artesanais feitos por ele, no Mercado Central, quando Helenira Brasil, gerente de Manifestações Populares da Secretaria de Cultura (Secult) apontou: Pelotas precisa de um personagem. “Depois, uma outra pessoa disse a mesma coisa e eu fiquei pensando naquilo por dias. Um dia, ao preparar um chocolate, me respingou na pele, que se vestiu de ideia: um docinho que vira gente. Daí, não parei mais de criar...” Assim nascia o Mister Negrinho, primeiro personagem a ter um certificado de nascimento registrado no Escritório de Direitos Autorais (EDA) da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.
Amaro diz que Mister Negrinho tem identificado a presença de turistas do mundo inteiro em Pelotas. “Japão, Egito, Grécia, Canadá, Noruega, Austrália, Marrocos... é só nomear o país, o Mister Negrinho já conheceu alguém de lá. Ele se aproxima, interage com as pessoas, entrega postais, muitos querem tirar fotos. “
Em 2019, o jornalista Carlos Cogoy se referiu ao Mister Negrinho como o “Embaixador do Turismo Pelotense”. No mesmo ano, a Câmara Municipal de Pelotas concedeu a Eduardo Amaro, Mr. Negrinho, o título de Cidadão Emérito.
Notícias Relacionadas

Dia do aniversário é celebrado com música, dança, teatro e circo

Semana de Pelotas traz shows musicais, dança e carnaval neste domingo

Painel Mulheres Negras na História de Pelotas será lançado neste sábado (5)

Semana de Pelotas começa com sete eventos neste sábado