
Prefeitura apoia atletas em Campeonato Estudantil Paradesportivo
Pelotas será representada por três atletas no Campeonato Estudantil Paradesportivo do Rio Grande do Sul (Paracergs), que ocorre nesta quinta (23) e sexta-feira (24) no Grêmio Náutico União em Porto Alegre. A delegação pelotense, organizada pela Prefeitura, inclui três estudantes com deficiência, sendo uma aluna da rede municipal, um estudante de escola estadual e um aluno de colégio particular. A Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed) coordena a delegação e atua com técnicos para acompanhar os atletas durante as provas.
A jovem de 14 anos, Doris Santana de Andrade, estudante do Colégio Pelotense e da Escola Louis Braille, irá disputar as provas de atletismo nas modalidades de corrida e salto em distância no evento regional promovido pela Secretaria Estadual do Esporte e Lazer (SEL). Doris já conquistou título nas paralimpíadas escolares de 2019 na prova de 800 metros rasos para alunos com deficiência visual.

Estudante Doris nas Paraolimpíadas escolares 2019. Foto: Divulgação/Smed
A expectativa do coordenador do programa de paratletismo da Smed, Huibner Machado da Silva, é que os atletas de Pelotas sejam classificados nessa seletiva estadual e possam representar o Rio Grande do Sul nas Paralimpíadas Escolares de 2021, evento nacional para estudantes entre 12 e 17 anos, realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro que, neste ano, ocorrerá no período de 22 a 27 de novembro na cidade de São Paulo.
“A participação neste tipo de evento estimula os atletas e incentiva outras crianças e jovens estudantes do Ensino Básico com deficiências físicas, visuais e intelectuais, a ingressarem no esporte. Alunos envolvidos em atividades esportivas melhoram o desempenho escolar, formam uma rede social e mantêm hábitos mais saudáveis”, argumentou Huibner.
Os jovens de 17 anos, Milaini Alviço Araújo, do Colégio Estadual Dom João Braga, e Arthur Franco de Campos, do Colégio São José, irão disputar vaga na natação no campeonato estudantil. Cada atleta é acompanhado por um técnico de sua escola e tem a viagem subsidiada pelo programa.
Confira a delegação:
Colégio Pelotense
Atleta: Doris Santana de Andrade
Técnico: Kátia Berni
Colégio Estadual Dom João Braga
Atleta: Milaini Alviço Araújo
Técnico: Antônio Carlos Weymar
Apoio: Maiara Nunes Luz
Colégio São José
Atleta: Arthur Franco de Campos
Técnico: Ingo Stumm Junior
Apoio: Potiguar Nogueira Borba
Smed
Coordenador: Huibner Machado da Silva