Três estudantes da cidade compõe a delegação, organizada pelo Município, para seletiva das Paraolimpíadas Escolares de 2021

Prefeitura apoia atletas em Campeonato Estudantil Paradesportivo

Três estudantes da cidade compõe a delegação, organizada pelo Município, para seletiva das Paraolimpíadas Escolares de 2021
Por Tatiana de la Torre 23-09-2021 | 12:21:43
Tags:

Pelotas será representada por três atletas no Campeonato Estudantil Paradesportivo do Rio Grande do Sul (Paracergs), que ocorre nesta quinta (23) e sexta-feira (24) no Grêmio Náutico União em Porto Alegre. A delegação pelotense, organizada pela Prefeitura, inclui três estudantes com deficiência, sendo uma aluna da rede municipal, um estudante de escola estadual e um aluno de colégio particular. A Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed) coordena a delegação e atua com técnicos para acompanhar os atletas durante as provas.

A jovem de 14 anos, Doris Santana de Andrade, estudante do Colégio Pelotense e da Escola Louis Braille, irá disputar as provas de atletismo nas modalidades de corrida e salto em distância no evento regional promovido pela Secretaria Estadual do Esporte e Lazer (SEL). Doris já conquistou título nas paralimpíadas escolares de 2019 na prova de 800 metros rasos para alunos com deficiência visual.

Estudante Doris nas Paraolimpíadas escolares 2019. Foto: Divulgação/Smed

A expectativa do coordenador do programa de paratletismo da Smed, Huibner Machado da Silva, é que os atletas de Pelotas sejam classificados nessa seletiva estadual e possam representar o Rio Grande do Sul nas Paralimpíadas Escolares de 2021, evento nacional para estudantes entre 12 e 17 anos, realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro que, neste ano, ocorrerá no período de 22 a 27 de novembro na cidade de São Paulo.

“A participação neste tipo de evento estimula os atletas e incentiva outras crianças e jovens estudantes do Ensino Básico com deficiências físicas, visuais e intelectuais, a ingressarem no esporte. Alunos envolvidos em atividades esportivas melhoram o desempenho escolar, formam uma rede social e mantêm hábitos mais saudáveis”, argumentou Huibner.

Os jovens de 17 anos, Milaini Alviço Araújo, do Colégio Estadual Dom João Braga, e Arthur Franco de Campos, do Colégio São José, irão disputar vaga na natação no campeonato estudantil. Cada atleta é acompanhado por um técnico de sua escola e tem a viagem subsidiada pelo programa. 

Confira a delegação: 

Colégio Pelotense

Atleta: Doris Santana de Andrade

Técnico: Kátia Berni

Colégio Estadual Dom João Braga

Atleta: Milaini Alviço Araújo

Técnico: Antônio Carlos Weymar

Apoio: Maiara Nunes Luz

Colégio São José

Atleta: Arthur Franco de Campos

Técnico: Ingo Stumm Junior

Apoio: Potiguar Nogueira Borba

Smed

Coordenador: Huibner Machado da Silva

Notícias Relacionadas

Marroni participa da abertura do Robopel 213

Marroni participa da abertura do Robopel 213

Prefeitura mobiliza frentes de trabalho em pontos de contenção

Prefeitura mobiliza frentes de trabalho em pontos de contenção

Governo segue trabalhando no Pontal da Barra

Governo segue trabalhando no Pontal da Barra

Prefeitura prepara novo mutirão de limpeza

Prefeitura prepara novo mutirão de limpeza