
Prefeitura começa a instalar 32 metros de travessia na Vila da Palha
A Prefeitura, numa coordenação da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), completa um mês nesta semana de serviços ininterruptos de zeladoria na região da Estrada da Costa/Vila da Palha, bairro Areal, zona leste da cidade. Foi o período necessário para a instalação de 32 metros de travessia (tubulação subterrânea que permite a passagem das águas de uma rede em direção ao ponto de escoamento) no cruzamento da rua Saint-Hillaire com Estrada da Costa. Mês passado, uma outra travessia precisou ser colocada na região - naquela ocasião em um comprimento menor, de oito metros de extensão, no encontro da Estrada da Costa com rua Borba Gato.
“Encontramos aqui uma rede de drenagem caótica”, diz o secretário de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Mateus Consen. Conforme ele, a infraestrutura pluvial e cloacal estava repleta de avarias, provocadas por obras irregulares, como o avanço das casas sobre a rede, o que impede realização de serviços de manutenção, e aterramento de valetas, entre outros problemas. “Tudo isso tornou o sistema de drenagem daqui da Vila da Palha completamente obsoleto, é preciso refazê-lo para restaurar as condições anteriores de saneamento e também melhorá-las”, afirmou Consen.

Movimento de obra de drenagem na região da Vila da Palha na tarde desta quarta-feira (13), no cruzamento das ruas Saint-Hillaire com Estrada da Costa, bairro Areal. Prefeitura completa um mês de serviços de zeladoria na localidade (Fotos: Divulgação/Ssui)
Nesta travessia de 32 metros de comprimento serão usados 16 tubos de concreto, modelo PA3, mais resistentes ao tráfego de veículos, com 60 centímetros de diâmetro. Uma equipe de topógrafos do Sanep começou a operar nesta quarta-feira no local para apurar níveis de declividade. Objetivo é potencializar a vazão da nova estrutura e ainda evitar danos e acidentes na rede de abastecimento de água potável para evitar interrupção do serviço na região.
Apesar da intervenção exigir cuidados, o que fatalmente levará a um cronograma mais extenso de execução, o diretor do Departamento de Drenagem Urbana da Ssui, Thiago Andrades, acredita que a parte mais crítica, que implica abrir a pista de um lado a outro, esteja concluída até sexta-feira (18) para na semana que vem dar sequência à obra, com a confecção de caixas coletoras e serviços de envaletamento. “Nossa ação na região da Vila da Palha é permanente”, assegura.

Funcionário do serviço de topografia do Sanep é visto na Estrada da Costa na manhã desta quarta-feira (13) para instalação de travessia de 32 metros de comprimento no cruzamento com a rua Saint-Hillaire
Atualmente, um projeto da equipe técnica da Secretaria de Urbanismo (Seurb) para a região, orçado em R$ 5,7 milhões, está em análise na Caixa Econômica Federal. A proposta inclui obras de pavimentação em blocos de concreto, drenagem, ciclofaixas, sinalização e abertura de espaço público à orla do arroio Pelotas. As atividades atuais da Prefeitura na localidade, a cargo da Ssui, se insere na esteira desse projeto. Desde que os serviços de zeladoria tiveram início na região, além da instalação da travessia na Estrada da Costa com Borba Gato, o que pôs fim a um problema crônico de vazamento de esgoto, foram feitos consertos nas ligações da rede pluvial e cloacal em todas as casa entre a rua Luiz Alves Pereira e avenida Barão de Corrientes, limpeza de canal, da pista e patrolamento.