
Prefeitura conclui obras no Laranjal
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), concluiu nesta semana obras importantes na rua Nova Prata, no balneário Valverde, e na região da Barra. As intervenções visam ampliar a condição de resiliência nas localidades em caso de cheias e compõem o pacote de obras de contenção realizadas pelo município nas últimas semanas na praia do Laranjal.
Na Nova Prata a equipe da Ssui fortaleceu uma taipa de 700 metros de extensão. A obra garante à localidade uma segurança maior em caso de cheias de até 1,80 metro acima do nível do canal que divide a rua do loteamento Las Acácias, na extremidade do Laranjal, protegendo moradores e comunidade pesqueira.
“Não era uma taipa, era o resultado de um acúmulo de sedimentos do trajeto, material, portanto, inadequado, com sete pontos abertos, que deixavam a rua vulnerável a alagamentos todos os anos, durante qualquer cheia”, disse o secretário de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Mateus Consen. Conforme ele, com a intervenção, quando a partir de agora as águas ficarem acima do nível no canal da Nova Prata, elas serão drenadas pela casa de bombas Pontal da Barra, na praia do Laranjal.

Retroescavadeira recolhe pedras e areia da lagoa na tarde desta quinta-feira (10) na estrada da Barra, praia do Laranjal, durante trabalho das equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) na localidade (Fotos: Divulgação/Ssui)
Na estrada da Barra as equipes da Ssui permaneceram desde terça-feira (8) recolhendo pedras e areia levadas pelas enchentes para dentro do banhado e da lagoa. O material está sendo utilizado para reforçar a lateral da pista nos dois lados e para recuperar o espaço entre o banhado e a faixa transitável de veículos, formando uma calçada elevada e nivelada que vai funcionar também como dique e passagem de pedestre, mantendo a comunicação entre a barra e o trapiche em caso de avanço da lagoa. Outras intervenções destinadas a proteger a região em caso de cheias seguem em andamento na praia.