Prefeita Paula sancionou a Lei 7.063/2022, que institui o Projur e o Progep no âmbito do Município

Prefeitura cria programas de residência profissional

Prefeita Paula sancionou a Lei 7.063/2022, que institui o Projur e o Progep no âmbito do Município
Por César Soares 07-06-2022 | 14:21:39
Tags: Progep , Projur , Programa de Residência , profissional , prefeitura de Pelotas , Administração

O Município passa a contar com os Programas de Residência Jurídica (Projur) e de Residência em Gestão Pública (Progep). A Lei Municipal 7.063/2022, que regulamenta as novas propostas de atuação profissional na administração, foi sancionada pela prefeita Paula Mascarenhas no final da última semana. A proposta é inédita em Pelotas e pouco comum entre os entes públicos, pois busca abrir oportunidades e qualificar cada vez mais o serviço. 

Lei sancionada pela prefeita Paula Mascarenhas. Foto: Gustavo Vara.

"Com essa iniciativa, vamos conseguir aliar essa oportunidade, para que os jovens recém-formados adquiram experiência e conhecimento e, ao mesmo tempo, tragam os seus aprendizados para contribuir com as políticas públicas. Isso já é uma ação vinculada a nossa Escola de Gestão, que é a grande novidade deste ano, com a qual a gente vai manter a memória do serviço público, valorizar o talento dos servidores e oferecer qualificação permanente", ressaltou a prefeita.

De acordo com a secretária de Administração e Recursos Humanos, Tavane Krause, os próximos passos agora darão conta da formatação da primeira seleção para ingresso nos programas, a ser lançada ainda neste ano. "Paralelamente, iremos construir a matriz curricular junto à Escola de Gestão Pública, com ênfase em temas da gestão municipal, e firmar parcerias com instituições de ensino", complementou. 

Ainda conforme a titular da Administração, essa estrutura decorre do fato das residências envolverem atividades teóricas e práticas. Os programas vão agregar conteúdo pedagógico, compreendendo ensino, pesquisa e extensão, e atividades práticas, por meio do auxílio aos servidores municipais no desempenho de suas atribuições.

O que são o Projur e o Progep

Os Programas de Residência Jurídica e de Gestão Pública visam ao aperfeiçoamento dos conhecimentos adquiridos na graduação e à qualificação profissional. A ideia é estimular a formação de especialistas em direito público e em gestão pública, incentivar estudos de casos e pesquisas que resultem em análises técnicas, diagnósticos, ideias ou resultados para demandas e políticas públicas municipais, além de incentivar a contribuição em projetos considerados estratégicos pela gestão municipal. 

Como vai funcionar

O ingresso nos Programas de Residência está condicionado à aprovação em processo de seleção pública. No caso da Residência Jurídica, o candidato deverá comprovar ser bacharel em Direito e, no caso da Residência em Gestão Pública, deverá comprovar ser bacharel ou licenciado na área que se destina a vaga. Em ambos os casos, os interessados deverão ser egressos há, no máximo, cinco anos. Os residentes receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 2.307,14.

Os programas estarão diretamente interligados à Escola de Gestão Pública, que será a responsável por promover toda a formação teórica durante o período da residência. No final, os residentes assumem o compromisso de apresentar artigos científicos, colaborando com diagnósticos, propostas e ideias para políticas públicas e temas estratégicos da gestão.

Notícias Relacionadas

Prefeitura adianta pagamento dos salários para dia 5

Prefeitura adianta pagamento dos salários para dia 5

Auxílio-alimentação de janeiro será antecipado para dia 30

Auxílio-alimentação de janeiro será antecipado para dia 30

Pelotas terá núcleo de práticas esportivas para jovens com autismo

Pelotas terá núcleo de práticas esportivas para jovens com autismo

Marroni decreta situação de emergência em Pelotas

Marroni decreta situação de emergência em Pelotas